Vereadores aprovam obrigatoriedade do fechamento de portões nas escolas de São Marcos
Projeto de autoria da vereadora e professora Patrícia Camassola Tomé foi aprovado por unanimidade nesta quarta (26). Ação reforça e torna obrigatória medida que já vem sendo tomada pelas escolas no município.

Projeto de autoria da vereadora e professora Patrícia Camassola Tomé foi aprovado por unanimidade nesta quarta (26). Ação reforça e torna obrigatória medida que já vem sendo tomada pelas escolas no município. Confira detalhes do projeto e depoimento da vereadora
O Projeto de Lei nº 04/2023, de autoria da vereadora Patrícia Camassola Tomé (MDB), que estabelece a obrigatoriedade de fechamento dos portões das escolas do município, foi votado na última Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de São Marcos, que ocorreu na última quarta-feira, dia 26 de abril, com aprovação dos 9 parlamentares.
Segundo a justificativa da autora, a invasão da creche em Blumenau, Santa Catarina, que marcou o dia cinco de abril, bem como casos similares, e até mesmo de proporções maiores que já ocorreram, tanto no Brasil como em outros países, fazem com que novas medidas para ampliar a segurança nas escolas se tornem fundamentais.
Conforme o Projeto de Lei, os portões de acesso às escolas devem permanecer fechados durante as aulas.
“A medida certamente trará mais tranquilidade e segurança aos pais, profissionais da educação e especialmente às crianças e aos estudantes em relação a atos atrozes praticados por elementos inescrupulosos. A direção da escola determinará, no início e no final de cada turno de atividades, os períodos em que os portões serão abertos, designando um funcionário responsável por controlar a entrada e a saída de alunos, pais ou responsáveis legais e visitantes nessas ocasiões. Tal regra certamente trará mais tranquilidade e segurança”, justifica a vereadora.

“O projeto é para todas escolas, caberá aos gestores cumprirem”
A vereadora conversou com o SMO e esclareceu sobre a proposta e sobre como espera que o Poder Público e comunidade escolar reajam.
“A minha proposta é para que o portão de todas escolas permanecem fechados durante os horários das aulas. Hoje há uma orientação nas escolas municipais para que as direções tenham este cuidado, mas devemos lembrar que temos escolas da rede municipal, estadual e privada. O projeto é para todas escolas e se agora é lei, todas devem atender, cumprir”, enfatizou a autora.
Para Patrícia, que também é professora no município, a ação não é somente para este momento e deve fazer parte da rotina das escolas de agora em diante. Ela informa que será enviada uma cópia da lei para todas escolas, assim que for sancionada pelo prefeito.
“Caberá aos gestores cumprirem”
“Acredito que devemos pensar juntos com a comunidade escolar e envolvidos o que mais possa ser feito. Lembro que na escola, em alguns casos mais do que um turno, estão os tesouros das famílias são-marquenses, que são seus filhos. Hoje posso dizer que estamos tendo um maior cuidado, como sou professora acompanho esse assunto de perto e dentro das escolas, com a lei, entrarão somente alunos, professores, direção, funcionários e pessoas autorizadas. Esta ação é básica e todo cuidado é imprescindível.”, finaliza Patrícia.
Cabe destacar que desde que o alarme foi soado dentro das escolas, após ataques e ameaças, outras medidas estão sendo tomadas. Em São Marcos, todas as escolas possuem portões seguros com interfones, além de sistemas de segurança por videomonitoramento.