Veranico de maio vem aí com tardes muito quentes para esta época do ano
MetSul Meteorologia projeta uma sequência de dias com tardes muito mais quentes que a média histórica do final de maio que vai caracterizar um veranico De acordo com a MetSul Meteorologia, um velho conhecido dos gaúchos vai se apresentar nos próximos dias. Ele não aparece todos os anos, mas em 2023 se fará presente.

MetSul Meteorologia projeta uma sequência de dias com tardes muito mais quentes que a média histórica do final de maio que vai caracterizar um veranico
De acordo com a MetSul Meteorologia, um velho conhecido dos gaúchos vai se apresentar nos próximos dias. Ele não aparece todos os anos, mas em 2023 se fará presente. E em nada vai lembrar o clima comum do final do mês que, na climatologia, costuma ter dias mais frios e já próximos das condições normalmente vistas nos meses de clima de inverno. Vem aí o veranico de maio!
Tema até de poesia de Mário Quintana, o veranico é uma marca da história climática gaúcha e se fará presente neste ano depois de uma longa sequência de dias de temperaturas baixas à noite com sucessivos dias de mínimas negativas no Rio Grande do Sul e outras áreas do Sul do Brasil.
Este sábado, ainda sob o domínio de ar muito seco, teve mais uma madrugada com mínima que caiu abaixo de zero no estado gaúcho com 1,7ºC negativo em São José dos Ausentes. Nos próximos dias, entretanto, a tendência é de elevação das mínimas e principalmente das máximas no Rio Grande do Sul.
Isso porque uma grande massa de ar quente vai se instalar durante a próxima semana sobre as latitudes médias da América do Sul com temperaturas elevadas para esta época do ano no Sul do Brasil, Paraguai, Uruguai e no Centro da Argentina.
Que ninguém espere uma grande onda de calor ou mesmo calor de verão, afinal é quase fim de maio, mas são projetadas para a semana que vem temperaturas máximas muito acima da média desta época do ano no Rio Grande do Sul.
.