Venezuela: não julgue antes de conhecer! O país é belo, rico em belezas naturais
A República Bolivariana da Venezuela, mais conhecida como Venezuela, um país que vive uma complexa crise política, econômica e social, tem sua economia centralizada na produção e exploração de petróleo e enfrenta um grave declínio econômico nos últimos anos. Caracas, a capital do país, mantém seu título anual de cidade mais perigosa do mundo.

A República Bolivariana da Venezuela, mais conhecida como Venezuela, um país que vive uma complexa crise política, econômica e social, tem sua economia centralizada na produção e exploração de petróleo e enfrenta um grave declínio econômico nos últimos anos. Caracas, a capital do país, mantém seu título anual de cidade mais perigosa do mundo. Esses aspectos confirmam o cenário de tensão que vive o país nos últimos meses, fazendo com que seus habitantes sofram com a falta de abastecimento de produtos, a fome, a criminalidade e a miséria, recorrendo refúgio e asilo a países vizinhos.
Muitos dizem que não é o melhor momento para viajar a Venezuela. Outros acreditam que o estímulo ao turismo poderia ser uma saída saudável para o país, uma vez que a atividade turística no país é de baixo custo, custo esse todo aplicado na moeda bolívar venezuelana.
Note: câmbio dia 27.02.2019
- 1 dólar = 3,72 reais
- 1 dólar = 3.294,2 bolívar
- 1 bolívar = 0,0011 reais
Valor da cesta básica venezuelana = 133 reais (com esse valor é possível comprar 1 kg de carne bovina na Venezuela)
Mas o que devo destacar da Venezuela depois de todo o cenário apresentado? Não julgue antes de conhecer! O país é belo, rico em belezas naturais, mas como sabemos mal administrado.
A Venezuela faz divisa com a Colômbia, Brasil e Guiana e é banhada pelo tão desejado Mar do Caribe. No outro extremo do país encontramos a Cordilheira dos Andes. Com tantas belezas naturais o país possui grande potencial turístico a ser explorado, veja:
Arquipélago Los Roques
Los Roques é um arquipélago cheio de ilhas e ilhotas, aproximadamente 350, localizado no Mar do Caribe. Protegida por barreiras de corais é uma região de areias brancas e finas, águas translúcidas com visibilidade entre 10 e 30
metros. Quem visita o arquipélago tem como opções de tour, os passeios de barco, práticas de esportes aquáticos como mergulho com snorkel e cilindro, esportes como kite surf, ou apenas fica tomando sol na praia.
Andes venezuelanos
Se por um lado, a Venezuela é tudo o que o Caribe tem de melhor para oferecer, por outro ela também tem o melhor da Cordilheira dos Andes: picos com até 4 mil metros de altitude, vales, lagoas e até neve. A primeira cidade desse caminho dos Andes é Trujillo ou Nuestra Señora de la Paz de Trujillo. É uma cidade antiga, cheia de história e que possui um dos monumentos mais altos da América do Sul, a estátua da Virgem da Paz, protetora da cidade. Outra cidade linda no estado é Jajó, com pequenas ruas de pedra e casinhas de paredes brancas. Mas, a cidade não é formada apenas por montanhas, ela abriga a Universidade de Los Andes e, por isso, é sempre cheia de estudantes, além de um teleférico que vai até o Pico do Espelho, que fica a 4,6 mil metros de altitude, sendo o mais alto do mundo.
Ilha (isla) Margarita
A Ilha Margarida tem mais de 50 praias e duas penínsulas ligadas pela areia e os mangais do Parque Nacional Laguna de la Restinga, é um dos destinos de férias preferidos dos venezuelanos. Na ilha são praticados esportes aquáticos como windsurf, surf, vela, além de pescaria.
Parque Nacional Canaima
Além de místico, o lugar dos índios possui gigantes cachoeiras e montanhas em forma de mesa. Essa reserva tem mais de 30 mil km², considerada o sexto maior parque do mundo e declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A maior parte do parque é formada por rochas, mas há também várias corredeiras e quedas d´água. É lá no parque que está o Salto Ángel, o maior salto do mundo com 979 metros de altura.
Monte Roraima
As falésias do Monte Roraima mais famosas ficam na Venezuela, bem na divisa com Brasil e Guiana. Mas, 85% do território é Venezuelano. Trata-se de uma chapada gigantesca, quase sempre encoberta por nuvens, já que fica lá no alto. São 2739 metros de altitude.