/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg

Vencedora do MasterChef, Maria Antonia Russi, visitará Escola João Pilati em Criúva para atividade gastronômica

.

Atualizado em 26/04/2024 às 18:04, por Equipe SMO.

Vencedora do MasterChef, Maria Antonia Russi, visitará Escola João Pilati em Criúva para atividade gastronômica

Atividade com alunos está prevista para o turno da manhã, no dia 10 de maio e a tarde a comunidade também terá a chance de participar da atividade, embora com vagas limitadas devido à capacidade do espaço

A vencedora da 5ª edição do MasterChef Brasil, Maria Antonia Russi, estará presente na Escola João Pilati, em Criúva, no dia 10 de maio, para uma atividade especial voltada aos alunos do turno integral. A visita faz parte de uma disciplina eletiva intitulada “Cores, Sensações, Sabores e Transformações”, que tem como foco a culinária e seus aspectos interdisciplinares, envolvendo conceitos de química, física e transformações alimentares.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

Maria Antonia, se descreve como apaixonada pela culinária desde a infância e tem uma trajetória profissional repleta de cursos e experiências na área de gastronomia, ela trará sua expertise como Personal Chef, Sommelière, palestrante e influenciadora digital para compartilhar com os alunos seus conhecimentos e experiências no mundo da culinária.

A atividade foi idealizada pela professora Cassiane Baggio Barbosa. Formada em química e educação física, Cassiane ensina diversas disciplinas na escola João Pilati, entre elas a disciplina “Eletiva de Base”.

Cassiane explica que as eletivas são ofertadas para a escolha da turma de primeiro ano do Ensino Médio, onde a turma escolhe três eletivas diferentes em cada trimestre. Nesse trimestre, uma das eletivas escolhidas pelos alunos se chama “Cores, Sensações, Sabores e Transformações”, ela tem como foco a gastronomia, química e física.

/apidata/imgcache/1bdafa2166b14962cb7735c80fd0ebfb.png

“Quando apresentei os conteúdos para serem trabalhados na turma, logo falei: “pessoal, já pensaram se a gente conseguisse fazer nossas aulas tipo o programa de culinária Master Chef?” E os olhinhos deles brilharam e compraram a ideia. Foi aí que entrei em contato com a Maria Antonia Russi, a ganhadora da 5ª temporada do Master Chef Brasil (programa de competição de culinária exibido na emissora da Band)”, relata a professora.

Cassiane acrescenta que o contato com a MasterChef não foi fácil “No início Maria Antonia demorava para me atender, achei que jamais retornaria aos 8 áudios que enviei para ela explicando o quanto gostaríamos que ela participasse do nosso projeto. Mas além do retorno vieram só noticias boas”, detalha Cassiane.

/apidata/imgcache/41c488d9a57a79f3e217093acf806621.png

A atividade prevista para o turno da manhã proporcionará aos estudantes a oportunidade de aprenderem na prática com Maria Antonia, explorando conceitos de gastronomia molecular e experimentando novas técnicas culinárias. “A princípio achei que iria ficar somente na imaginação, mas estamos conseguindo concretizar algo que parecia apenas um sonho”, comemora Cassiane.

As aulas vão além da química, os alunos estudaram sobre a trajetória da Master chef Maria Antonia Russi, assistiram alguns episódios mais importantes da participação dela na competição, pesquisaram e montaram um portfólio sobre a química presente nas embalagens de alimentos que será exposto no saguão no dia da sua visita, além disso, personalizaram aventais na cor azul e vermelho, para usarem no dia da oficina, fazendo uma referência ao programa Master Chef na qual ela participou. Os estudantes também estão construindo livros de receitas de gastronomia molecular, focando em algumas das principais técnicas envolvendo a química na gastronomia, o trabalho é objeto do estudo e ao final a expectativa é que sejam autografados pela Master Chef no dia da oficina.

/apidata/imgcache/1fd4dd12a135f2a49158fe1f91cb23cf.png

A diretora da Escola João Pilati, Greici Brochetto, ressaltou a importância dessa iniciativa para os alunos, destacando que a visita de Maria Antonia proporcionará uma experiência enriquecedora e inspiradora, alinhada com os objetivos educacionais da escola.

Comunidade também tem a oportunidade de participar de atividade com Maria Antônia

No turno da tarde, a comunidade também terá a chance de participar da atividade, embora com vagas limitadas devido à capacidade do espaço escolar. As inscrições são feitas diretamente na escola.

Além disso, Maria Antonia participará do primeiro jantar da Festa do Divino, evento tradicional da região, que acontecerá no mesmo dia, consolidando sua presença e contribuição para a comunidade local.