Uso de máscaras continua sendo obrigatório no transporte coletivo
.

Uso também é obrigatório em estabelecimentos destinados à prestação de serviços de saúde (laboratórios, consultórios médicos, hospital, farmácias) e instituições de longa permanência para idosos e pessoas com sintomas gripais
A prefeitura anunciou na última terça-feira, 22 de março de 2022, o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados, como mercados, escritórios, lojas, igrejas, etc.
Em ônibus, bem como em estações permanece obrigatório o uso. Além disso, o uso continua sendo obrigatório também em estabelecimentos destinados à prestação de serviços de saúde (laboratórios, consultórios médicos, hospital, farmácias) e instituições de longa permanência para idosos.
O decreto municipal gerou dúvidas nos munícipes e conflitos dentro do transporte municipal. De acordo com a empresa, os passageiros insistem em acessar o transporte sem a máscara, o que, em alguns casos tem gerado conflito com os motoristas e até com outros passageiros.
Conforme o gerente da Vismar, Leandro Danbroski, esta exigência não é um posicionamento da empresa, trata-se d decreto estadual que obriga os passageiros a usarem a máscara dentro do ônibus. A empresa apenas está cumprimento a orientação.
Locais privados, como empresas, podem exigir uso de máscara pelo público. O município tornou o uso facultativo em ambientes fechados, mas as empresas tem autonomia para exigir.