Transição de governo em São Marcos segue em meio à perda de Renato Chinelato
Figura chave no processo faleceu neste fim de semana. Renato era o coordenador pelo lado da atual gestão. Veja o que diz Geraldo Sandri, coordenador pelo lado da futura administração.

Figura chave no processo faleceu neste fim de semana. Renato era o coordenador pelo lado da atual gestão. Veja o que diz Geraldo Sandri, coordenador pelo lado da futura administração. Vice-prefeito Valmir Scopel assume o lugar de Renato até a posse
O processo de transição de governo em São Marcos, que prepara a passagem de gestão do atual prefeito Evandro Kuwer (MDB) para o prefeito eleito Volmir Rech (PP), enfrenta um momento de luto e reestruturação após o falecimento de Renato Chinelato, figura chave na coordenação da transição pelo lado da atual administração. Renato, vereador eleito mais votado pelo PDT e secretário do governo Kuwer, faleceu na madrugada do último domingo (8), aos 63 anos, deixando um legado significativo na política local.
Lei ainda: Iniciado oficialmente o processo de transição de governo na Prefeitura de São Marcos
Luto e continuidade dos trabalhos
A Prefeitura de São Marcos decretou luto oficial de três dias em homenagem a Renato, reconhecendo sua trajetória como vereador, secretário municipal e defensor do desenvolvimento local. Apesar do impacto da perda, o vice-prefeito em exercício, Valmir Scopel de Oliveira (Marronzinho), destacou através de assessoria que Renato deixou tudo organizado para que a transição seguisse de forma estruturada.
Valmir assumirá o papel de coordenador da transição até o final do processo, reforçando o compromisso de garantir um diálogo aberto entre as administrações. “Renato deixa uma lacuna enorme não apenas na transição, mas em toda a sociedade são-marquense. Mesmo assim, ele havia deixado tudo muito bem encaminhado, e agora as reuniões se concentram na integração entre os secretários atuais e os indicados pela nova gestão”, afirmou.
Leia também: São Marcos lamenta a morte de Renato Chinelato, vereador, secretário e uma referência na política local
Visão da equipe de transição do prefeito eleito
Geraldo Sandri, coordenador da transição pela equipe do prefeito eleito, relembrou sua convivência com Renato nos últimos 60 dias. “Consolidamos uma amizade e confiança que facilitaram nosso trabalho. Sua perda é irreparável, mas seguimos comprometidos em honrar esse processo com a excelência que ele gostaria”, declarou Sandri.
Segundo Sandri, a fase atual da transição prioriza reuniões setoriais para promover a troca de informações práticas entre os secretários atuais e os futuros. “Já captamos todos os documentos exigidos pela legislação, restando agora relatórios de fechamento do ano e o estado de equipamentos públicos. A ênfase está na aproximação prática dos novos gestores com as demandas de cada área”, explicou.
Leia também: Conheça o perfil técnico e político do novo secretariado de São Marcos
Desafios da nova administração
Entre os desafios apontados para a próxima gestão estão a implementação de uma reestruturação administrativa e o alinhamento do modelo de gestão ao plano de governo proposto por Volmir Rech e sua vice, Fabiana Dutra. Além disso, será necessário um período de adaptação para os novos secretários e cargos comissionados, muitos vindos da iniciativa privada.
“Estamos promovendo uma transição focada e detalhada para garantir continuidade aos projetos iniciados e preparar a administração para implementar novas diretrizes, sempre buscando o melhor para São Marcos”, concluiu Sandri.
Diplomação e próximos Passos
A diplomação dos eleitos está marcada para o próximo dia 18 de dezembro, consolidando oficialmente os novos representantes municipais. Até lá, o processo de transição segue com reuniões semanais e ajustes para garantir que a nova administração assuma com todas as informações e condições necessárias para iniciar seus trabalhos.
Leia mais: Diplomação dos Eleitos de 2024 em São Marcos será realizada no dia 18 de dezembro
Já a posso dos eleitos está prevista para o dia 1º de janeiro, para prefeito e vice e vereadores.
A perda de Renato Chinelato deixa um vazio difícil de preencher, mas seu legado continuará a inspirar aqueles que trabalham pelo futuro de São Marcos.
Acompanhe os desdobramentos do cenário político local através do São Marcos Online!