/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/cd7939cd48da509122a00f90eed10bd4.png

Sul do Brasil vai enfrentar uma sequência de dias com um alto risco de tempo severo

Onda de tempestades trará temporais por vários dias entre esta terça e a sexta com alto risco de granizo, muitos raios e vendavais isolados. A MetSul Meteorologia alerta que o Sul do Brasil vai enfrentar uma sequência de dias com um alto risco de tempo severo.

Atualizado em 21/08/2023 às 18:08, por Equipe SMO.

Sul do Brasil vai enfrentar uma sequência de dias com um alto risco de tempo severo

Onda de tempestades trará temporais por vários dias entre esta terça e a sexta com alto risco de granizo, muitos raios e vendavais isolados.

A MetSul Meteorologia alerta que o Sul do Brasil vai enfrentar uma sequência de dias com um alto risco de tempo severo. As condições serão propícias à formação de tempestades na região entre esta terça e a sexta-feira. Os temporais poderão trazer chuva localmente forte, grande quantidade de raios, vendavais isolados e granizo de variado tamanho.

Temporais são comuns no fim de agosto. Historicamente, o período tende a registrar maior frequência de tempestades, uma vez que se aproxima a primavera climática (trimestre entre setembro e novembro). Granizo costuma ser o fenômeno mais comum, mas há episódios na estatística histórica de vento destrutivo, como o tornado de Muitos Capões de agosto de 2005.

/apidata/imgcache/6ab4f0e8b4287808ccf7582ab7f7b6fd.png

Sempre é importante enfatizar que não se espera temporal em todas as cidades do Sul do Brasil e que tampouco é possível prever dias antes com exatidão qual cidade pode ser afetada por um evento severo de granizo ou vento. O que se delimita é a região maior em que se forma isolada podem se dar estes fenômenos.

Um complexo cenário meteorológico será responsável pelas condições de tempo severo sobre o Sul do Brasil no decorrer desta semana, envolvendo troca de massas de ar quente para frio com uma frente fria, advecção de ar muito quente e um centro de baixa pressão atmosférica profundo.

Uma condição que pode ocorrer nesta terça é variação de sol, nuvens, chuva e temporais no Sul e no Leste gaúcho com chuva dando lugar ao sol e forte aquecimento, mas com a chuva retornando na sequência, com possibilidade de tempestades isoladas em diferentes momentos do dia.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

Na quarta, a instabilidade se concentra sobre o Rio Grande do Sul outra vez com chuva e risco de temporais mais no Oeste, Centro, Sul e o Leste do estado enquanto o Noroeste e o Norte gaúcho seguiriam com tempo mais aberto e forte calor com máximas acima dos 20ºC.

O cenário nesta terça é muito característico de uma frente quente. Este tipo de fenômeno, que é comum no inverno, costuma trazer alta incidência de raio e granizo. Por isso, é alto o risco de muitas descargas elétricas nas Metades Sul e Leste do estado nesta terça com possibilidade de granizo em diferentes localidades de variado tamanho, não se descartando pedras de gelo de maior diâmetro (médias a grandes) em alguns pontos.