/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/cd7939cd48da509122a00f90eed10bd4.png

South Summit Brazil: um evento ESG

Confira o artigo assinado pela são-marquense Marcia Borghetti, consultora técnica química e ambiental que participou do South Summit Brazil na última semana, na capital Porto Alegre Nos dias 20, 21 e 22 de março de 2024, o Cais Mauá e o Cais Embarcadero foram palco para a 3.

Atualizado em 25/03/2024 às 16:03, por Equipe SMO.

South Summit Brazil: um evento ESG

Confira o artigo assinado pela são-marquense Marcia Borghetti, consultora técnica química e ambiental que participou do South Summit Brazil na última semana, na capital Porto Alegre

Nos dias 20, 21 e 22 de março de 2024, o Cais Mauá e o Cais Embarcadero foram palco para a 3.ª edição do South Summit Brazil, considerado o maior evento de inovação da América Latina. Ponto de encontro entre startups, empresas e investidores, o South Summit nasceu na Espanha e aterrissou no Brasil por meio de uma parceria firmada pelo Estado. Em 2021, o governo participou da edição espanhola e celebrou o acordo para promover o evento em Porto Alegre, RS.

Mais de 100 palestras por dia divididas em 6 palcos/arenas. Aproximadamente 24.000 pessoas (do mundo inteiro) compareceram. ESG (sigla que traduzida significa Meio Ambiente, Social e Governança), educação, inovação, negócios, inteligência artificial e comportamento humano foram os temas mais abordados.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

Todo o evento contou com uma infraestrutura robusta ocupando os antigos galpões do Cais Mauá, com vista para o Guaíba. Coleta seletiva por toda a parte e postos de distribuição gratuita de água onde cada visitante podia encher a garrafa de água confeccionada em alumínio (material mais sustentável que o plástico) recebida no momento do credenciamento. Uma startup, participante do evento, mediu em tempo real os resíduos gerados no evento. Também disponibilizou no aplicativo do evento um questionário para que o participante preenchesse com informações de deslocamento até o evento para que, num momento posterior, a pegada de carbono do evento pudesse ser calculada.

/apidata/imgcache/1bdafa2166b14962cb7735c80fd0ebfb.png

Dentro das inúmeras opções de palestras, daquilo que foi possível assistir, destaco a grande preocupação com as mudanças climáticas. A corrida por tecnologias que apresentem soluções para lidar com as condições climáticas cada vez mais caóticas foi uma pauta recorrente. Um exemplo foi a apresentação sobre uma parceria público-privada entre a SIMAGRO-RS e a ATMNOSMARINE, que está trabalhando no Sistema Operacional de Previsão Híbrida via Inteligência Artificial (SOPHIA), possibilitando que dados coletados nas estações meteorológicas do estado sejam compilados, gerando informações mais precisas para o produtor e gestor rural. O evento por si só foi palco de um calor extremo em seu primeiro dia, tendo sua última palestra interrompida devido a um alerta sobre a possibilidade de fortes temporais. Tal acontecimento fez com que a organização do evento atrasasse a abertura dos portões em seu segundo dia devido ao temporal da noite anterior.

/apidata/imgcache/1fd4dd12a135f2a49158fe1f91cb23cf.png

No universo da educação, podemos destacar a criação de escolas/universidades dentro das próprias corporações, onde o colaborador aprende aquilo que precisa para estar ali trabalhando, bem como serve também à comunidade na qual está inserida, gerando impacto social positivo. Inteligência artificial generativa (aquela que aprende por si só um novo comportamento ou desenvolve um conhecimento novo) teve provocações frente ao comportamento humano e à necessidade da diversidade de pessoas dentro das organizações – pauta da palestra muito bem apresentada pelo comunicador Marcos Piangers.

Podemos também citar a palestra de John Elkington, criador do termo “tripé da sustentabilidade” (social, ambiental e econômico) e com vasta experiência em tornar grandes corporações em negócios mais sustentáveis e rentáveis. Ele fez uma declaração provocadora: “Agora o Meio Ambiente é uma questão política!”, alertando sobre o cuidado que os governantes no poder devem ter ao elaborar, executar e fiscalizar a legislação ambiental de forma ética, sem favorecer grandes empresas.

/apidata/imgcache/521ec81c01718c180929d2b052e93fce.png

Por fim, de comum consenso, dentro de alguns anos seremos 10 bilhões de seres humanos consumindo recursos, convivendo com a inteligência artificial, sendo incentivados ao consumismo pelas redes sociais e tendo que enfrentar condições climáticas cada vez mais severas. O South Summit Brazil mostrou que o mundo está cheio de soluções inovadoras para enfrentarmos os tempos que virão!

Marcia Borghetti Diretora de Meio Ambiente CIC São Marcos.

Entre em contato com Marcia Borguetti