Sob novo comando, Bombeiros de São Marcos lançam evento inédito no Estado
Sargento Cristiano assumiu em abril e organiza prova adaptada do “Bombeiro de Ferro”, para civis. Podem participar brigadas de incêndio, escolas, academias ou qualquer cidadão com a saúde em dia.

Sargento Cristiano assumiu em abril e organiza prova adaptada do “Bombeiro de Ferro”, para civis. Podem participar brigadas de incêndio, escolas, academias ou qualquer cidadão com a saúde em dia. As inscrições seguem até o dia 10 de junho e o evento será no dia 1º de julho
O quartel do Corpo de Bombeiros de São Marcos está sob o comando de Júlio Cristiano Santos da Rosa (primeiro sargento Cristiano), desde o dia 1º de abril. Ele conta que fez o curso de bombeiro em 2003, juntamente com seu antecessor no comando desse quartel, o sargento Alan Geomir Da Cás. “Somos da mesma turma, nos formamos juntos. Passamos pelo mesmo pelotão, em Farroupilha. Trabalhamos juntos também, então temos uma afinidade muito boa. Logo após o curso, eu me apresentei no pelotão de Vacaria onde fiquei por cinco anos só depois eu trabalhei no pelotão de Farroupilha. E de Farroupilha eu fui para o curso de sargento em 2014. Voltei para esse pelotão, fiquei mais uns dois anos e vim para Caxias do Sul, onde fiquei até o mês passado”, explicou o novo comandante.
O sargento elogiou o efetivo de São Marcos e disse ter encontrado um quartel com “a roda girando”. Ele revelou que quando propôs o desafio, teve apoio imediato de todos.
O “Circuito dos Bombeiros”, que vai ser realizado dia 1º de julho vem em comemoração ao Dia Nacional dos Bombeiros, comemorado em 2 de julho, e promete colocar a cidade como pioneira na realização dessa atividade nesses moldes, envolvendo populares e toda comunidade.
Baixe os documentos abaixo e saiba mais sobre regulamento e detalhes da prova. Baixe aqui a ficha de inscrição e leve até o quartel de São Marcos.
Inscrições vão até o dia 10 de junho e participantes doam uma peça de agasalho (mais detalhes no vídeo, com o sargento Cristiano)
Conforme o sargento, em entrevista ao Portal SMO, as inscrições estão abertas desde a última semana e a fase é de tratativas com entidades locais e poder público e visitando as empresas e escolas. O foco é nas brigadas de incêndio das empresas e grupos de estudantes, mas o convite também se estende a toda comunidade, desde que se cumpram os critérios básicos.
“O Corpo de Bombeiros é uma instituição 100% ativa para a comunidade a nível de Estado e em regra, na semana da prevenção, que é aquela última semana de junho que antecede o dia 2 de julho, a gente faz algumas visitas nas escolas, nas empresas, falando sobre prevenção”, explica Cristiano.
Inspirada no “Bombeiro de Ferro”, que é uma prova interna em modelo internacional, apenas para militares e com nível de dificuldade extrema, a proposta com o “Circuito dos Bombeiros” é de uma pista adaptada, que envolva menos riscos transformando de nível de competição para nível de participação.

“Na verdade, quem toca no cronômetro é o próprio competidor, ele vai bater na botoeira e ele vai sair. Quando ele terminar a pista, ele vai ter que ir na botoeira e interromper o tempo, por isso que eu digo, a competição não é eu contra você, é eu contra eu mesmo. E quem não quiser competir, vai lá fazer o circuito para ver que é bacana”, disse.
O sargento dos Bombeiros afirma que não há registros de que um evento desse tipo tenha sido realizado para o público civil no estado do Rio Grande do Sul. “Já foi feita atividade parecida, mas não com todo esse aparato que vai ter, nunca”.
Junto com a ficha de inscrição o candidato deve apresentar atestando médico afirmando capacidade para realização de atividade física moderada. No dia do evento, um equipe técnica também irá avaliar a situação de saúde dos participantes. Eles irão usar as roupas de bombeiro, capacete, luvas e demais EPI’s.
Na pista, haverá fiscais de prova orientando o competidor, que irá percorrer algo entre 10 e 15 metros, efetuando manobras com mangueira e bonecos, entre obstáculos no chão e nas alturas com escada de aproximadamente 3 metros.

Para confirmar inscrição é preciso preencher a ficha e entregar no quartel do Bombeiros, localizado na Rua Jose de Alencar, 55, até o próximo dia 10 de junho. Será preciso levar uma peça de roupa para contribuir com a campanha do agasalho na cidade. Mais informações pelo telefone (54) 3291 1181.
O evento será realizado no dia 1º de julho nas dependências do Centro de Eventos João Fontana, no parque municipal, com início às 9h.