Sexta-feira tem risco de chuva forte em parte do Estado
Na Fronteira Oeste, Norte e Noroeste, o ar quente ingressa e o sol aparece com calor. O ingresso de ar muito quente a partir do Nordeste da Argentina organiza uma frente quente sobre o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira.

Na Fronteira Oeste, Norte e Noroeste, o ar quente ingressa e o sol aparece com calor.
O ingresso de ar muito quente a partir do Nordeste da Argentina organiza uma frente quente sobre o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. O sistema atuará no decorrer do dia no Oeste, Centro, Sul e o Leste gaúcho, trazendo chuva e o risco de temporais isolados para o estado.
Diferentemente de uma frente fria, que é impulsionada por ar frio, a frente quente tem seu movimento ditado pelo avanço de ar quente. Por isso, seu movimento no estado é de Norte para Sul, ao contrário dos sistemas frontais frios que avançam de Sul para Norte. É também por isso que após a passagem da frente quente esquenta muito, ao contrário da frente fria que traz queda de temperatura.
Frentes quentes ocorrem tradicionalmente no outono e no inverno, especialmente no mês de junho, e costumeiramente trazem chuva localmente forte a intensa, muitos raios e queda de granizo. Embora possam ocorrer temporais isolados com vento, chuva forte, raios e granizo são mais comuns que vento em frentes quentes.
Há risco de chuva forte em alguns pontos com raios e ocasional granizo isolado.
Na Fronteira Oeste, Norte e Noroeste, o ar quente ingressa e o sol aparece com calor. As máximas vão passar dos 30ºC no Noroeste.
Parte do Centro e do Leste gaúcho terá chuva e depois a melhora do tempo com ar abafado. No Sul, a chuva mais forte ocorre na segunda metade do dia.