Sexta-feira de calor intenso com máximas próximas dos 40°C no Rio Grande do Sul
.

Temperatura muito alta e umidade elevada criam condições para a formação de nuvens carregadas com tempestades localizadas
Novos temporais isolados devem atingir o Rio Grande do Sul no decorrer desta sexta-feira devido a uma massa de ar muito quente, úmida e instável que atua nas latitudes médias da América do Sul e que forma nuvens carregadas na Argentina, Uruguai e no estado gaúcho.
O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, mas com períodos de maior nebulosidade em diversas regiões ao longo do dia. A massa de ar excessivamente quente e úmida sobre o estado, entretanto, traz pancadas de chuva no decorrer do período em vários pontos do território gaúcho.
Praticamente todas as regiões do estado tem chance de instabilidade até o fim do dia, mas a chance de chover, embora de forma irregular, é maior em cidades do Oeste, do Centro e do Sul do território gaúcho.
Alerta-se que, com a atmosfera superaquecida, é alto o risco de chuva forte isolada e de temporais com probabilidade de vendavais localizados. Alguns vendavais isolados podem ser intensos com queda de árvores, destelhamentos e outros danos.
No decorrer desta sexta-feira, estas áreas de instabilidade avançam pelo Rio Grande do Sul com chuva e temporais isolados. Outras devem se formar sobre o estado devido ao intenso aquecimento diurno com temperaturas por demais elevadas. A convecção gerada pelo calor estimulará nuvens carregadas da tarde para a noite.