Secretaria da Saúde antecipa vacinação contra a gripe no Rio Grande do Sul
Assim que receberem as doses, os municípios já podem iniciar a imunização dos grupos prioritários. Não será necessário esperar a abertura oficial da campanha nacional, prevista para 25 de março pelo Ministério da Saúde (MS).

Assim que receberem as doses, os municípios já podem iniciar a imunização dos grupos prioritários. Não será necessário esperar a abertura oficial da campanha nacional, prevista para 25 de março pelo Ministério da Saúde (MS).
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul, através do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), emitiu orientações para os municípios gaúchos iniciarem a vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe, imediatamente após receberem as doses. Esta medida permite que os grupos prioritários, conforme a Estratégia de Vacinação de 2024, tenham acesso à imunização antes da abertura oficial da Campanha, prevista para o dia 25 de março pelo Ministério da Saúde (MS).
Apesar da campanha nacional ter sua data oficial entre 25 de março e 31 de maio, a distribuição das 480 mil doses enviadas pelo MS começou nesta terça-feira (19/3). Os lotes estão sendo transportados pela Secretaria Estadual da Saúde para as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), que farão a entrega às cidades. Assim, os municípios poderão dar início à vacinação assim que receberem as doses, sem necessidade de aguardar a data de abertura oficial da campanha.
O Dia D da Vacinação está agendado para 13 de abril, quando os municípios são incentivados a promover atividades de mobilização comunitária para incentivar a população a procurar os postos de vacinação.
Os grupos prioritários incluem crianças, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, quilombolas, idosos, pessoas em situação de rua, profissionais de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, entre outros.
A vacinação contra a gripe visa reduzir complicações, internações e mortalidade em grupos específicos da população considerados mais frágeis ou suscetíveis ao vírus. Em meio à pandemia de COVID-19, a imunização é ainda mais crucial, e a população é incentivada a aproveitar a campanha para atualizar sua situação vacinal contra a COVID-19.
A SES também reforça a importância do uso de máscaras de proteção facial para pessoas com sintomas gripais e incentiva a busca por atendimento médico nas unidades básicas de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.