/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/cd7939cd48da509122a00f90eed10bd4.png

São-marquenses se unem a voluntários em Canoas para ajudar animais vítimas das enchentes

Veterinários e voluntários de várias partes do Brasil atuam em Hospital de Campanha para castrações e tratamento de milhares de cães e gatos.

Atualizado em 06/06/2024 às 16:06, por Equipe SMO.

São-marquenses se unem a voluntários em Canoas para ajudar animais vítimas das enchentes

Veterinários e voluntários de várias partes do Brasil atuam em Hospital de Campanha para castrações e tratamento de milhares de cães e gatos. Confira o relato da são-marquense Sabrina Reis em entrevista ao SMO

Nas últimas semanas, a região metropolitana de Porto Alegre tem enfrentado os devastadores efeitos das enchentes que atingiram o Estado, resultando em um elevado número de animais abandonados. Em resposta a essa crise, voluntários de várias partes do Brasil, incluindo um dedicado grupo de São Marcos, estão se mobilizando para prestar assistência e resgatar esses animais em situação de vulnerabilidade.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

Sabrina Reis, uma são-marquense e voluntária ativa nos abrigos de animais, está na linha de frente desse esforço solidário. Junto com duas veterinárias, Francine Rasador e Vanusa dos Santos, e mais cinco voluntários, todos de São Marcos. Eles tem se deslocado semanalmente para a cidade de Canoas, onde está instalado um hospital de campanha.

“Estamos trabalhando num abrigo de animais em Canoas,” relata Sabrina. “Na verdade, viemos com duas veterinárias, a Francine e a Vanusa, além de mais cinco voluntários. As veterinárias estão ajudando nas castrações.”

O hospital de campanha, situado na ULBRA, tem sido um ponto crucial para a triagem e tratamento dos animais resgatados. “Hoje de manhã, foram realizadas 45 castrações,” contou Sabrina, em entrevista nesta quarta-feira (5), destacando a importância do trabalho contínuo e da colaboração entre os voluntários locais e de outras regiões, como São Paulo e Canoas.

O abrigo tem recebido um fluxo constante de animais desde o início das enchentes. “As veterinárias estão vindo toda semana, e tem mais um outro grupo que vem também. No sábado que vem, virão novamente. Nós voltaremos na quarta-feira,” explica Sabrina, enfatizando a regularidade e a organização das equipes de voluntários.

/apidata/imgcache/1bdafa2166b14962cb7735c80fd0ebfb.png

O hospital de campanha já chegou a abrigar cerca de três mil animais em seu pico, mas atualmente, segundo estimativas de Sabrina e das veterinárias, o número de animais abrigados está em torno de mil. “As meninas disseram que já teve três mil, mas hoje tem menos. Chegou a ter esse número limite, mas hoje elas acham que são cerca de mil animais,” esclarece Sabrina.

A situação é crítica, mas a união e o esforço conjunto dos voluntários têm feito a diferença. “A nossa turma e mais o resto do povo de várias partes estão ajudando,” diz Sabrina, com gratidão pela colaboração e apoio recebidos.

O Portal São Marcos Online continuará acompanhando de perto o trabalho dos voluntários e trará atualizações sobre as condições dos animais e os esforços de resgate. As ações de Sabrina Reis e sua equipe são um exemplo de solidariedade e compromisso com a causa animal, mostrando que, mesmo diante de grandes adversidades, a união e a dedicação podem salvar vidas.