/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/cd7939cd48da509122a00f90eed10bd4.png

São-marquenses se destacaram no 35º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria

O CTG Porteira da Serra participou do Rodeio com as invernadas mirim, juvenil e adulta e nas categorias individuais com declamação, intérprete vocal e violão.

Atualizado em 13/02/2024 às 16:02, por Equipe SMO.

São-marquenses se destacaram no 35º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria

O CTG Porteira da Serra participou do Rodeio com as invernadas mirim, juvenil e adulta e nas categorias individuais com declamação, intérprete vocal e violão. Além disso, Rafaela Borges Vieira conquistou o titulo de Mais Prendada Prendinha do evento

O 35º Rodeio Internacional de Vacaria encerrou suas atividades com um espetáculo de cultura gaúcha e tradição, e entre os participantes, os representantes de São Marcos se destacaram em diversas modalidades, deixando sua marca no evento. Os representantes de São Marcos enfrentaram desafios e superaram obstáculos, mostrando seu talento e comprometimento com a cultura gaúcha.

/apidata/imgcache/1bdafa2166b14962cb7735c80fd0ebfb.png

Danusa Vanin, diretora cultural do CTG Porteira da Serra, conta sobre as expectativas e desafios de participar do Rodeio de Vacaria. “Vacaria é diferente, temos o Enart o Fegadan e a Vacaria. Para irmos até lá precisamos aprender muita coisa nova, danças novas, regras novas, enfim, eu mesma como diretora cultural questionei diversas vezes se lá era mesmo nosso lugar. E hoje tenho a resposta: sim é também nosso lugar!”

A 35ª edição contou com mais de 90 grupos de dança em competições que envolvem mais de duas mil pessoas. Em 2024, além das tradicionais competições da programação artística do rodeio, que inclui concurso da mais prendada prenda e prendinha, concursos de intérprete vocal, gaita, declamação, trova, pajada, chula, aconteceu também a décima edição do Rodeio Crioulo Nacional do Alvorecer Tradicionalista (RCNAT)

/apidata/imgcache/1fd4dd12a135f2a49158fe1f91cb23cf.png

São Marcos já saiu se destacando no primeiro fim de semana do evento com Rafaela Borges Vieira conquistando o titulo de Mais Prendada Prendinha do 35º Rodeio de Vacaria. Ao lado de Julia Mariana Schuster de Souza, do CTG Porteira do Rio Grande (Vacaria), eleita Mais Prendada Prenda, a pequena são-marquense foi anfitriã do evento juntamente com a patronagem do CTG Porteira do Rio Grande.

Ainda no primeiro fim de semana de Rodeio, Gabriel Quadri ficou com o 2º lugar na declamação Peão Pré-Mirim no 10º RCNAT, que é um rodeio só de crianças mirim e pré-mirim que acontece dentro do Rodeio Internacional.

Na categoria adulta, Gabriel Angelo Taufer e Ary Bresolin foram além das expectativas, conquistando suas vagas nas finais e demonstrando excelência em suas performances.

“Em meio a uma multidão de inscritos em todas as modalidades, chegando a 41 declamadoras prendas juvenis nossos representantes foram muito bem, Ary Bresolin (declamação veterano) e Gabriel Quadri passaram para as finais, os demais Jordana Bertelli, Carina Bresolin, Ana Vitória Cioato, Eduarda Vanin e Isadora Vanin Machado ficaram entre uma ou duas vagas atrás.”, complementa Danusa. Já na categoria instrumental adulto, Gabriel Angelo Taufer (violão) ficou com a 4ª colocação.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

Além das declamações, as danças tradicionais também foram um destaque para São Marcos. Apesar dos percalços durante as apresentações, a invernada juvenil mostrou sua resiliência e paixão pela dança, emocionando a plateia e os jurados com sua performance memorável, mesmo diante de um pequeno imprevisto durante o pau de fitas.

/apidata/imgcache/521ec81c01718c180929d2b052e93fce.png

Invernada Juvenil do CTG Porteira da Serra

“A invernada juvenil testou nossa frequência cardíaca, emocionou os jurados, tinha avaliador escorrendo lágrimas, e terminou aplaudida de pé por todos os presentes na plateia, receberam mensagens e elogios dos mais diversos tradicionalistas, isto porque por percalços da dança ocorreu um erro no pau de fitas, um nó, e quando isso acontece a dança para e é zerada, eles não pararam, eles desmancharam o nó, emocionaram a todos e terminaram a dança. E nós ficamos com a certeza que temos um dos melhores grupos juvenis, porque obtiveram a nota 9,4 contra os 9,7 do primeiro colocado.”, relata a diretora cultural da entidade.

O desempenho dos participantes de São Marcos no 35º Rodeio Internacional de Vacaria é um testemunho da dedicação e do talento dos tradicionalistas da região, que representaram com honra e excelência o seu município neste evento tão prestigiado pela comunidade gaúcha.

“Nossa missão foi cumprida! Com muito calor, com muitas lágrimas com muito riso, companheirismo, colaboração, dedicação das famílias, dos organizadores do acampamento, dos cozinheiros, churrasqueiros, coordenadores, patronagem, de todos. Uma vivência excepcional que vamos carregar na pastinha de boas memórias.”, comemora Danusa.

Vale destacar que em dezembro de 2023 o CTG Porteira da Serra conquistou o titulo de Campeão Geral no Rodeio de São Marcos.