São-marquense sofre complicações após cirurgia pelo SUS e família busca ajuda para tratamento urgente
A intervenção, inicialmente destinada a melhorar a qualidade de vida da idosa, resultou em complicações sérias, incluindo o descolamento de retina. As doações podem ser feitas através da vakinha virtual ou via pix através da chave CPF 681.688.

A intervenção, inicialmente destinada a melhorar a qualidade de vida da idosa, resultou em complicações sérias, incluindo o descolamento de retina. As doações podem ser feitas através da vakinha virtual ou via pix através da chave CPF 681.688.610-00, em nome de Otilha Maciel de Lima.
A são-marquense Nicoli de Lima, é neta de Otilha Maciel de Lima; de 74 anos, e compartilha a angustiante situação de sua avó, que enfrenta sérios problemas de saúde ocular. Após uma cirurgia de catarata pelo SUS na cidade de Feliz, houve complicações, resultando em um descolamento de retina.
“Em março ela fez a cirurgia da catarata do olho esquerdo pelo SUS, durante o procedimento aconteceu o descolamento da retina e na revisão a médica nos deu um encaminhamento de urgência para realização de um procedimento para reverter o acontecido, porém, estamos ainda aguardando atendimento pelo SUS que não tem previsão de acontecer”, acrescenta Nicoli.
Após meses de espera por atendimento pelo SUS para reparação, a visão da idosa piorou consideravelmente, e ela agora enfrenta dores intensas, secreção e inflamação no olho esquerdo. A fim de agilizar o diagnóstico e amenizar a dor da avó, a família procurou atendimento particular com uma oftalmologista da cidade que recomendou intervenção cirúrgica urgente para reverter a situação do olho esquerdo, e só em seguida realizar a cirurgia de catarata no olho direito.
“Levei ela para atendimento no SUS e a orientação foi procurar atendimento particular devido a alta demanda para oftalmo no nosso município. Conseguimos consulta particular no dia 24 de novembro, sexta passada, onde a médica avaliou e nos repassou que minha vó estava com o olho inflamado com pus e sangue dentro, que ainda haviam pedaços da catarata e que a pressão do olho estava em 30, a mesma receitou alguns colírios para amenizar a situação e nos prescreveu a realização de uma ecografia que será feita no dia 30/11”, acrescenta a neta.
A idosa não pode mais esperar e a família não consegue arcar com os custos do procedimento particular. De acordo com Nicoli, o custo estimado para o tratamento é de R$ 40 mil reais. Diante dessa realidade, a neta busca ajuda da comunidade através de uma vaquinha online. Qualquer contribuição será valiosa para proporcionar o tratamento tão necessário para dona Otilha. A idosa reside no bairro Polo com Nicoli, uma outra neta e três bisnetos.
As doações podem ser feitas através do link https://www.vakinha.com.br/4262115 ou via pix através da chave CPF 681.688.610-00, em nome de Otilha Maciel de Lima.