/apidata/imgcache/0_2.png
/apidata/imgcache/7.png
/apidata/imgcache/16.png

São Marcos recebe evento “Cidade do Amanhã” com foco nos ODS e sustentabilidade; lançamento ocorre com apoio da Prefeitura e da CIC

.

Atualizado em 19/05/2025 às 16:05, por Equipe SMO.

São Marcos recebe evento “Cidade do Amanhã” com foco nos ODS e sustentabilidade; lançamento ocorre com apoio da Prefeitura e da CIC

Evento inédito será no próximo dia 29 de maio, quinta-feira, no Auditório Joaquim Grison, marcando adesão oficial de São Marcos ao Movimento ODS RS promovendo ações sustentáveis com apoio do poder público e setor empresarial

O município de São Marcos vivencia na próxima semana um marco importante em sua trajetória rumo a um futuro mais sustentável. Será lançado oficialmente o evento “Cidade do Amanhã – São Marcos”, uma iniciativa inédita que nasce da parceria entre o portal São Marcos Online e o Movimento ODS RS, com apoio institucional da Prefeitura Municipal e patrocínio oficial da CIC São Marcos. A primeira edição do evento, idealizada pelo jornalista Angelo Batecini, será um verdadeiro laboratório de ideias e práticas voltadas ao desenvolvimento sustentável local, servindo também como case para outras cidades da Serra Gaúcha.

O lançamento acontece em clima de compromisso com o futuro: o prefeito Volmir Rech assinará, durante o evento, o termo de adesão do município ao Movimento ODS RS, reforçando o alinhamento da nova gestão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A programação envolve palestras com nomes de destaque regional e estadual na área ambiental, como Marcia Borghetti, Francine Girardello, Quelem Selau e Rossana Parizotto, que compartilharão experiências e projetos voltados à sustentabilidade, energias renováveis, biotecnologia, gestão ambiental e mudanças climáticas.

As palestrantes confirmadas:

🔹 Márcia Borghetti

Diretora de Meio Ambiente da CIC São Marcos e Presidente do COMDEMA. Engenheira Química e doutoranda em Energias Renováveis pela UCS, é uma liderança ativa na articulação entre o setor empresarial e o ambiental no município.

🔹 Francine Girardello

Secretária Municipal do Meio Ambiente e também membro do COMDEMA, Francine é bióloga, doutora e pós-doutora em Biotecnologia pela UCS e UFRGS. Tem experiência na integração de políticas públicas com soluções científicas.

🔹 Quelem Selau

Gestora ambiental pela Uniftec, especialista em Projetos Sustentáveis pela UFPR e auditora líder em Gases de Efeito Estufa certificada pela ABNT. É sócia da APQ Gestão para a Sustentabilidade e auditora certificada em ODS pela Federação Brasileira UNESCO, atuando há 11 anos com inventários de carbono.

/apidata/imgcache/53.png

🔹 Rossana Parizotto

Administradora, coordenadora do Movimento ODS-RS, doutora em Administração pela Unisinos e pós-doutoranda pela PUCRS. Com mais de 10 anos de experiência em Recursos Humanos e 6 anos dedicados à responsabilidade social corporativa, ela é fundadora da PeopleESG. Sua empresa promove a transformação por meio de tecnologias sociais e práticas de ESG, criando soluções que conectam organizações a um impacto socioambiental positivo, fortalecendo a responsabilidade social corporativa e impulsionando mudanças significativas no mercado e na sociedade.

O evento “Cidade do Amanhã” é fruto de meses de articulação e planejamento. Ele surgiu a partir da adesão do São Marcos Online ao Movimento ODS, o que impulsionou o portal a não só integrar os ODS às suas pautas, mas também a criar uma editoria específica de Meio Ambiente. O projeto amadureceu e hoje se torna realidade, com o apoio direto da Prefeitura Municipal de São Marcos e da CIC, que abraçou a causa como patrocinadora oficial.

A proposta é ambiciosa: tornar o evento parte do calendário anual oficial do município, reunindo a cada edição representantes do poder público, do setor produtivo, do agronegócio, da educação e da sociedade civil para construir soluções sustentáveis e duradouras.

Entre os públicos-alvo, destacam-se os estudantes, produtores rurais, empresários e lideranças comunitárias. No entanto, a programação é aberta a toda a comunidade, com acesso gratuito, reforçando o caráter inclusivo e transformador da iniciativa.

Com o Monte Calvário como símbolo da identidade são-marquense na logomarca do evento e o sol nascendo como metáfora do novo tempo que se pretende construir, o “Cidade do Amanhã” se apresenta como muito mais do que um encontro: é um movimento coletivo para repensar o presente e projetar um futuro mais justo, verde e sustentável para São Marcos e para toda a Serra Gaúcha.