/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/b57034c3e59176a09cbbea646c22583a.png

São Marcos intensifica medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti durante o período de Finados

Cuidados são necessárias para evitar focos de dengue nos cemitérios A Vigilância Ambiental em Saúde de São Marcos reforça as ações preventivas contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya. A preocupação cresce nesta época devido ao acúmulo de água em vasos de flores nos cemitérios, que favorecem a criação de mosquitos.

Atualizado em 02/11/2024 às 07:11, por Equipe SMO.

São Marcos intensifica medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti durante o período de Finados

Cuidados são necessárias para evitar focos de dengue nos cemitérios

A Vigilância Ambiental em Saúde de São Marcos reforça as ações preventivas contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya. A preocupação cresce nesta época devido ao acúmulo de água em vasos de flores nos cemitérios, que favorecem a criação de mosquitos.

Para evitar a proliferação, a Prefeitura orienta a população, em parceria com floriculturas locais, a usar vasos com furos e evitar papéis celofane, que retêm água. Equipes também distribuem folderes informativos para conscientizar a comunidade sobre práticas que previnem água parada.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

Segundo Daiane Alves, coordenadora da Vigilância Ambiental, após o Dia de Finados, agentes de endemias farão uma varredura nos cemitérios para recolher objetos que possam acumular água. Embora os índices de infestação estejam controlados, a coordenadora alerta para a necessidade de reforçar os cuidados. “Com o aumento das chuvas e das temperaturas, esperamos uma alta gradual nas infestações de Aedes aegypti, com pico entre janeiro e maio. É essencial intensificar as medidas preventivas e limpar espaços que possam acumular água”, destaca.

O monitoramento segue intensificado com ovitrampas e o Levantamento Rápido de Índices (LIRA), que acompanham a infestação. No último levantamento de outubro, apenas três das 50 armadilhas registraram ovos, indicando uma situação controlada.

A Prefeitura reforça que a colaboração da comunidade é essencial para manter os baixos índices de infestação e garantir um período de Finados seguro. A prevenção é fundamental para evitar novos focos e proteger a saúde de todos.