São Marcos forma primeira turma de Bombeiros Mirins em evento com mais de 350 pessoas
Cerimônia e confraternização ocorreram na noite deste sábado, 30 de novembro, no salão nobre na AMSM com a presença de autoridades, empresários e familiares das crianças Na noite de sábado, 30 de novembro, São Marcos registrou um marco histórico com a formatura da sua primeira turma do programa Bombeiro Mirim.

Cerimônia e confraternização ocorreram na noite deste sábado, 30 de novembro, no salão nobre na AMSM com a presença de autoridades, empresários e familiares das crianças
Na noite de sábado, 30 de novembro, São Marcos registrou um marco histórico com a formatura da sua primeira turma do programa Bombeiro Mirim. O evento, realizado no Salão Nobre da Associação dos Motoristas, reuniu mais de 350 pessoas, incluindo autoridades locais, empresários e familiares dos 29 alunos formados, de idades entre 10 e 12 anos.
A solenidade seguiu os protocolos militares, destacando a importância do programa, que já é considerado um sucesso. Desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros de São Marcos, o Bombeiro Mirim busca capacitar crianças em noções de combate a incêndios e primeiros socorros, além de promover valores como disciplina, respeito e cidadania.
Um projeto que transforma vidas
Durante a cerimônia, o comandante do Corpo de Bombeiros local, sargento Cristiano, reforçou o impacto do programa. “O objetivo não é reeducar, mas apresentar novas possibilidades e ensinar habilidades práticas. Hoje, a maioria dessas crianças já sabe combater um princípio de incêndio e entende sobre primeiros socorros, algo que não conheciam antes”, destacou.
Além de capacitar as crianças para situações de emergência, o programa estimula o desenvolvimento pessoal. “Eles assimilam disciplina, vivenciam o dia a dia de um quartel e aprendem lições que vão além da sala de aula”, explicou o sargento.
Reconhecimento aos Bombeiros Mirins destaques da turma
Durante o evento a comunidade conheceu os quatro alunos eleitos monitores da próxima turma, que será formada em 2025. Ana Clara Boff Rizzon, Valentina Mariano Zanchett, Wandeley Matheus Holschuh e Wesley Gabriel Holschuh foram escolhidos pelos colegas para auxiliar os instrutores na próxima edição do curso.
Apoio e continuidade
A cerimônia também foi marcada pelo reconhecimento às empresas apoiadoras, que receberam lembranças especiais em agradecimento. Segundo o comando do Corpo de Bombeiros, o suporte dessas instituições foi essencial para viabilizar o programa.
Para 2025, a edição do Bombeiro Mirim seguirá um calendário padrão em toda a Serra Gaúcha, com atividades de abril a outubro. Este ano, o curso começou em agosto devido a eventos climáticos.
A grade curricular do programa foi cuidadosamente elaborada por especialistas e incluiu aulas práticas e teóricas ministradas pelo sargento Philipe, soldado Santana e soldado Fontoura. Ao longo do curso, os alunos aprenderam técnicas de salvamento, combate a incêndios e primeiros socorros, além de desenvolverem habilidades de trabalho em equipe e liderança.
Lista completa dos formandos
Os formandos da primeira turma de Bombeiros Mirins foram:
- Alexandre Luiz Tavares dos Santos
- Ana Clara Boff Rizzon
- Ana Julia Pereira
- Arthur Alexandre Hoff
- Carlos Eduardo Bucco
- Charles Júnior Sousa Macedo
- Gabriel Mota De Lima
- Gabriel Thiele Hübner
- Geiziel Passos Daros
- Gustavo Araujo De Oliveira
- João Gabriel Magedanz
- Josué Hoepers Paim
- Júlia Pelissari
- Kiara Cavanhi Dal Ponte
- Lorenzo Bertolazzi Poggere
- Miguel Cararo Franceschini
- Miguel De Oliveira Dos Santos
- Otávio Spigolon Ballardin
- Valentina Mariano Zanchett
- Vinícius Costa Souza
- Wandeley Matheus Holschuh
- Wesley Gabriel Holschuh
- Yasmin Maielli Boff
- Angielly Schemes Da Silva
- Artur da Silva Domingues
- Guilherme Arriera Gonçalves
- Gusttavo de Abreu de Sá
- Lucas Marcon
- Vinícius Ballardin
Bombeiros Mirins: um legado para São Marcos
O programa Bombeiro Mirim se consolida como um projeto permanente na cidade, contribuindo para a formação de jovens conscientes e preparados para lidar com situações adversas. A iniciativa reforça a importância da educação preventiva e do envolvimento comunitário, promovendo segurança e cidadania desde cedo.