/apidata/imgcache/0_0.png
/apidata/imgcache/84.png
/apidata/imgcache/0_3.png

São Marcos firma compromisso com os ODS e consolida o evento “Cidade do Amanhã” como marco para o desenvolvimento sustentável

Evento consolida São Marcos como referência regional em desenvolvimento sustentável, com adesão oficial ao Movimento ODS e à Carta-Compromisso “Meu Município pelos ODS 2025-2030”.

Atualizado em 30/05/2025 às 18:05, por Equipe SMO.

São Marcos firma compromisso com os ODS e consolida o evento “Cidade do Amanhã” como marco para o desenvolvimento sustentável

Evento consolida São Marcos como referência regional em desenvolvimento sustentável, com adesão oficial ao Movimento ODS e à Carta-Compromisso “Meu Município pelos ODS 2025-2030”. Palestras foram promovidas pelo São Marcos Online, em parceria com a Prefeitura e Movimento ODS-RS, e patrocínio da CIC

Com auditório lotado e participação ativa, especialmente de estudantes, mas com a participação de representantes do poder público e da classe empresarial, São Marcos realizou na noite da última quinta-feira (29) a primeira edição do evento “Cidade do Amanhã”, uma iniciativa que já entra para a história do município como referência de diálogo e construção coletiva por um futuro mais sustentável.

O grande momento da noite foi a assinatura dos termos de adesão de São Marcos ao Movimento Nacional ODS e à Carta-Compromisso “Meu Município pelos ODS – 2025 a 2030”, formalizada pelo prefeito Volmir Rech. Com esse ato, o município se compromete oficialmente a alinhar sua gestão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, assumindo uma série de compromissos de planejamento, diagnóstico, monitoramento e implementação de políticas públicas sustentáveis.

Estamos assumindo um compromisso de longo prazo, que vai impactar nossa gestão, nosso planejamento e nosso desenvolvimento. Essa é uma decisão que projeta São Marcos no cenário das cidades que pensam no futuro, com responsabilidade social, ambiental e econômica — destacou o prefeito Volmir Rech.

O evento, idealizado por Ângelo Batecini, diretor do São Marcos Online, nasceu a partir da adesão do portal ao Movimento ODS RS, e consolidou-se como resultado da parceria com a Prefeitura de São Marcos, além do patrocínio oficial da CIC São Marcos, que assumiu papel fundamental no apoio e mobilização do setor empresarial.

Compromissos assumidos pelo município

Rossana Parizotto, coordenadora do Movimento ODS-RS e o prefeito de São Marcos, Volmir Rech, firmaram acordo. Foto: Juarez Marcante/prefeitura

Com a adesão ao programa “Meu Município pelos ODS – 2025-2030”, São Marcos se compromete, entre outras ações, a:

/apidata/imgcache/0_2.png

  • Criar uma Comissão Municipal dos ODS, com participação do poder público e sociedade civil, de forma paritária e representativa.
  • Realizar um Diagnóstico Situacional do Desenvolvimento Sustentável, mapeando os desafios e oportunidades do município.
  • Elaborar um Plano de Ação com Metas alinhadas aos ODS, integrado ao Plano Plurianual (PPA).
  • Produzir e apresentar periodicamente um Relatório Local Voluntário (RLV), com indicadores de avanço, transparência e prestação de contas à sociedade e aos organismos internacionais.

O compromisso também abre portas para acesso a capacitações técnicas, planejamento estratégico, linhas de financiamento nacionais e internacionais, além de possibilitar o reconhecimento do município por suas boas práticas em desenvolvimento sustentável.

Palestras que inspiraram e conectaram conhecimento

Foto: Laura Lima/SMO

O evento contou com um time de palestrantes de altíssimo nível, que trouxeram temas fundamentais para a construção de uma cidade mais inovadora, sustentável e preparada para os desafios futuros.

  • Márcia Borghetti, diretora de Meio Ambiente da CIC e presidente do COMDEMA, destacou o papel da indústria e do setor empresarial no fortalecimento das práticas ESG, mostrando que sustentabilidade e desenvolvimento econômico caminham juntos.
  • Francine Girardello, secretária de Meio Ambiente, apresentou os projetos ambientais da gestão municipal, como o fortalecimento da coleta seletiva, energias renováveis, preservação da Mata Atlântica e projetos de educação ambiental em parceria com as escolas.
  • Quelem Selau, especialista em gestão ambiental e crédito de carbono, explicou como funciona o mercado de carbono, suas oportunidades para o setor produtivo e como São Marcos pode se tornar referência em neutralização de emissões.
  • Rossana Parizotto, especialista em inovação sustentável, ESG e fundadora da People ESG, trouxe uma reflexão poderosa sobre como a inovação com propósito é essencial para transformar realidades, destacando modelos de inovação frugal, social e organizacional alinhados aos ODS.

Evento se consolida como referência e será anual

Foto: Laura Lima/SMO

A repercussão foi imediata. Os que participaram, especialmente as palestrantes e organizadores já reconhecem o Cidade do Amanhã como um espaço contínuo, necessário e transformador, que visa informar com qualidade e mais que isso, estimular ações através da união de setores.

O idealizador do evento, Ângelo Batecini, comemorou o resultado:

/apidata/imgcache/53.png

Foi a concretização de um sonho coletivo. Um evento que não é do São Marcos Online, nem de uma entidade, mas sim da cidade e para a cidade. A partir de agora, vamos buscar levar o Cidade do Amanhã a faz parte do nosso calendário anual, e se tornar referência também para outros municípios da Serra e do Estado.

Parcerias que fazem a diferença

Prefeito, Palestrantes da noite, presidente da CIC Dorival Perozzo e diretor do SMO, Angelo Batecini evidenciam a força da união. Foto: Juarez Marcante/prefeitura

O Cidade do Amanhã é uma realização do São Marcos Online, em parceria com o Movimento ODS RS, com patrocínio oficial da CIC São Marcos e apoio da Prefeitura Municipal de São Marcos.

A partir de agora, São Marcos se projeta como uma cidade comprometida com a transformação, o desenvolvimento sustentável e a construção de um futuro mais justo, inclusivo e ambientalmente responsável.

Assista ao evento: