São Marcos está entre as 100 cidades com menor desigualdade social do Brasil
.

Levantamento da Fundação Oswaldo Cruz, que mede condições de vida em todo o país, aponta o município na 98ª colocação
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (10), através do Índice Brasileiro de Privação (IBP) e se referem ao estudo desenvolvido pelos pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade de Glasgow, na Escócia. Conforme o levantamento, o município gaúcho de São Vendelino aparece na 1ª colocação como a menos desigual do Brasil, seguida por Westfália, também do RS. São Marcos aparece na posição 98.
O estudo analisa questões como educação, renda e condições de moradia entre pequenas áreas de um mesmo município. As informações estão disponíveis no painel do Centro de Integração de Dados Conhecimentos para a Saúde (Cidacs), órgão ligado à Fiocruz.
O IBP consegue capturar a privação de toda a população e tem ampla cobertura, o que permite fazer uma relação entre outros indicadores socioeconômicos. Pesquisadores, gestores, técnicos da área de planejamento e gestão, profissionais de saúde, sociedade civil organizada e população em geral podem explorar o IBP para monitorar e avaliar as desigualdades sociais no Brasil.
Confira as 15 melhores cidades do Brasil no ranking de Desigualdade Social
1 – São Vendelino (RS)
2 – Westfália (RS)
3- São Caetano do Sul (SP)
4 – Balneário Camboriú (SC)
5- Águas de São Pedro (SP)
6 – Dois Irmãos (RS)
7 – Tupandi (RS)
8 – São José do Hortêncio (RS)
9 – Pomerode (SC)
10 – Blumenau (SC)
11 – Jaraguá do Sul (SC)
12 – Americana (SP)
13 – Morro Reuter (RS)
14 – Gaspar (SC)
15 – Bento Gonçalves (RS)