/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg

São Marcos é oficialmente a Capital Estadual do Tortéi: Governador sanciona Projeto de Lei

A iniciativa partiu do então vereador, Fulvio Pessini, em 2017. São Marcos celebra oficialmente o título de Capital Estadual do Tortéi, após o governador sancionar o Projeto de Lei aprovado na Assembleia Legislativa. A iniciativa, apresentada pelo deputado estadual Carlos Búrigo (MDB), reconhece a importância cultural do prato típico da gastronomia local.

Atualizado em 24/11/2023 às 10:11, por Equipe SMO.

São Marcos é oficialmente a Capital Estadual do Tortéi: Governador sanciona Projeto de Lei

A iniciativa partiu do então vereador, Fulvio Pessini, em 2017.

São Marcos celebra oficialmente o título de Capital Estadual do Tortéi, após o governador sancionar o Projeto de Lei aprovado na Assembleia Legislativa. A iniciativa, apresentada pelo deputado estadual Carlos Búrigo (MDB), reconhece a importância cultural do prato típico da gastronomia local.

A ideia, originada há cerca de seis anos pelo ex-vereador Fúlvio Pessini, ganhou força este ano quando o deputado Carlos Búrigo, ao perceber a relevância cultural do tortéi durante a Fenanarco, protocolou o projeto na Assembleia. O título de Capital Estadual do Tortéi possibilitará ao município receber recursos federais para a realização de eventos ligados a esse prato típico.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

O projeto destaca a tradição do tortéi em São Marcos, presente nas festas do calendário oficial, nos bairros e nas capelas. A lei estadual, além de valorizar a cultura e a gastronomia, serve como um instrumento importante para que o município busque recursos de programas federais e estaduais, especialmente nas áreas de cultura e turismo.

O deputado Carlos Búrigo ressaltou que a legislação estadual funciona como um “atestado” de vinculação direta da cidade com a cultura e o produto típico, fortalecendo projetos de captação de recursos para eventos e festas. Ele destacou ainda a importância das festas das comunidades para movimentar a economia local e fortalecer a identidade da imigração italiana na região.

Em meio às comemorações, a secretária de Cultura, Viviane Magalhães, manifestou a intenção de criar um evento ligado ao tortéi em São Marcos. O título de Capital Estadual do Tortéi não apenas destaca a riqueza gastronômica do município, mas também promete impulsionar o desenvolvimento, renda e oportunidades para a comunidade local.

/apidata/imgcache/1bdafa2166b14962cb7735c80fd0ebfb.png

O que é o Tortei?

O Tortéi é uma receita típica do Rio Grande do Sul, originária dos imigrantes da colonização italiana. Também conhecido como tortelli di zucca em italiano, a iguaria tem suas raízes em Mantova, na Lombardia, norte da Itália.

Trata-se de uma massa recheada com abóbora/moranga, proporcionando uma combinação única de sabores adocicados da abóbora com o salgado dos outros ingredientes e do molho. Presente em restaurantes de comida italiana na região sul, o tortéi é um patrimônio gastronômico que agora ganha destaque como símbolo da identidade de São Marcos.