São Marcos destinou 3.156 toneladas de resíduos orgânicos e 49 toneladas de seletivos em 2024
Em 2024, São Marcos destinou 3.156 toneladas de resíduos orgânicos e 49 toneladas de seletivos.

Em 2024, São Marcos destinou 3.156 toneladas de resíduos orgânicos e 49 toneladas de seletivos. Dados são de maio a dezembro na gestão da Novo Mundo
Desde maio de 2024, quando a empresa Novo Mundo assumiu a gestão dos resíduos sólidos domiciliares em São Marcos, a cidade tem alcançado números significativos na destinação correta de resíduos. Ao longo dos últimos meses, foram contabilizadas 3.156 toneladas de resíduos orgânicos e 49 toneladas de resíduos seletivos.
O trabalho da Novo Mundo vai além da simples coleta. A empresa realiza a triagem, transporte e destinação final de forma ambientalmente adequada. Esses processos são fundamentais para minimizar os impactos ambientais e reaproveitar materiais recicláveis, contribuindo para a sustentabilidade.
Desafios da reciclagem
De acordo com a gerente da Novo Mundo, Jeniffer Pegoreti, embora muitos materiais sejam recicláveis, nem todos são efetivamente reciclados. “Um exemplo é o papel de bala, que é reciclável, mas não compensa ser reciclado devido à quantidade necessária para formar 1 kg e o baixo retorno financeiro”, explica. O mesmo acontece com materiais como isopor, que demandam alta mão-de-obra e apresentam baixa viabilidade econômica.
Leia ainda: Novo Mundo enfrenta desafios na coleta de lixo em São Marcos durante festas de fim de ano
Mesmo com esses desafios, a empresa realiza a destinação dos materiais coletados para empresas de reciclagem localizadas em Caxias do Sul. Entre os itens enviados estão papel, papelão, PET, embalagens Tetrapak, alumínio, plásticos mistos e potes. Já o vidro é encaminhado para uma recicladora em Passo Fundo, enquanto sucatas também são reaproveitadas. Segundo Jeniffer, os materiais com maior valor de mercado atualmente são o alumínio e o PET.
Importância da destinação correta
O sistema de gestão integrado adotado em São Marcos, que inclui coleta, separação e destinação, é essencial para reduzir os resíduos descartados de forma inadequada. Além disso, o trabalho da Novo Mundo reflete a importância da conscientização da população, que tem um papel fundamental no sucesso do processo.
“A separação correta do lixo em casa faz toda a diferença. Quanto mais materiais recicláveis forem enviados para o destino adequado, maior será o benefício para o meio ambiente e para a cidade”, destaca Jeniffer.