/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/b57034c3e59176a09cbbea646c22583a.png

São Marcos convoca entidades e órgãos públicos para reforçar combate à Dengue

Cidade registrou três casos de dengue na última semana. De 50 armadilhas instaladas, 72% deram positivas para o Aedes aegypti, sendo coletados 3.227 ovos.

Atualizado em 14/03/2024 às 16:03, por Equipe SMO.

São Marcos convoca entidades e órgãos públicos para reforçar combate à Dengue

Cidade registrou três casos de dengue na última semana. De 50 armadilhas instaladas, 72% deram positivas para o Aedes aegypti, sendo coletados 3.227 ovos. Oito bairros estão em quadro de alerta

São Marcos está mobilizando Entidades da Sociedade Civil e Órgãos Públicos para intensificar o combate à Dengue. A cidade enfrenta um aumento preocupante nos casos da doença, tornando imperativo o engajamento de todos os setores da sociedade na luta contra o mosquito transmissor. O Comitê Municipal de Mobilização, Fiscalização, Combate e Controle da Dengue, criado em 2018 por Decreto Municipal, convoca os representantes desses segmentos para uma reunião estratégica.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

Desde o início do ano, São Marcos tem enfrentado um aumento significativo nos casos de Dengue. De acordo com dados estatísticos da Secretaria Municipal de Saúde, neste mês de março foram registrados três casos positivos para a doença e um quarto caso está em análise. Um dos pacientes, um jovem de 18 anos, necessitou internação hospitalar. Esses números alarmantes destacam a urgência de ações coordenadas para conter a propagação do vírus.

Leia mais em:

São Marcos tem três casos confirmados de dengue no sistema público de saúde

Diante desse cenário, o Comitê Municipal de Mobilização, Fiscalização, Combate e Controle da Dengue convoca as Entidades da sociedade civil e os Órgãos Públicos para uma reunião estratégica, que acontecerá nesta sexta-feira dia 15 de março, às 9h, no Auditório da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo do encontro é discutir e elaborar medidas eficazes para enfrentar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e reduzir os casos de Dengue no município.

/apidata/imgcache/1fd4dd12a135f2a49158fe1f91cb23cf.png

Durante a reunião, serão apresentados dados atualizados sobre a situação epidemiológica da Dengue em São Marcos, além de serem discutidas as principais estratégias de combate ao vetor. Serão definidos objetivos claros, metas mensuráveis e ações concretas a serem implementadas por cada Entidade e Órgão Público representado no Comitê.

A participação ativa da sociedade civil e dos órgãos públicos é fundamental para o sucesso das ações de combate à Dengue. Através da união de esforços e da colaboração de todos os setores da sociedade, será possível enfrentar esse desafio de saúde pública e proteger a população de São Marcos.

Nesta semana o SMO promoveu PodCast especial com a enfermeira Bruna Gonçalves sobre o tema

Aproveite para se inscrever no canal do SMO no YouTube

O monitoramento dos focos da Dengue é realizado de forma contínua em São Marcos, através do uso de ovitrampas e do trabalho de fiscalização dos agentes de endemia. No mês passado, das 50 armadilhas instaladas na cidade, alarmantes 72% delas foram positivas para o Aedes aegypti, totalizando a coleta de 3.227 ovos.

Os bairros com alta incidência do mosquito neste mês são Francisco Doncato, Jardim dos Platanos, Progresso, Henrique Pante, Polo, Centro, Santo Antônio e Industrial, com mais de 100 ovos por armadilha. No entanto, é crucial ressaltar que mesmo nos bairros sem alerta, os moradores precisam redobrar os cuidados e adotar medidas preventivas.