São Marcos, Caxias do Sul, Ipê, Vacaria e Antônio Prado promovem Semana Escoteira
Em comemoração ao Dia do Escoteiro, a programação propõe uma série de atividades comunitárias, visando apresentar o movimento e promover interação com a sociedade.

Em comemoração ao Dia do Escoteiro, a programação propõe uma série de atividades comunitárias, visando apresentar o movimento e promover interação com a sociedade. Em São Marcos, atividades acontecem neste fim de semana
Iniciou na última quarta-feira (17) e se estende até o dia 23 de abril a Semana Escoteira do 16º Distrito Rio Grande do Sul, abrangendo as cidades de Caxias do Sul, São Marcos, Ipê, Vacaria e Antônio Prado. Em comemoração ao Dia do Escoteiro, a programação propõe uma série de atividades comunitárias, visando apresentar o movimento e promover interação com a sociedade.
Marcando presença em diversas localidades, os escoteiros utilizam também as redes sociais como ferramenta para divulgação, além de incorporar o lenço simbólico em momentos cotidianos ao longo da semana.
O 16º Distrito Escoteiro do Rio Grande do Sul conta atualmente com mais de 1.090 inscritos, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos. Em Caxias do Sul, destacam-se dois dos maiores grupos do estado: Escoteiro do Mar Barão de Teffé e Escoteiro Moacara, dentre outros como Saint Hilaire, Aracê, Amigo Panda e Imigrante.
Em São Marcos, o Grupo Escoteiro Tabajara; em Antônio Prado, Grupo Escoteiro Sentinela da Serra; em Ipê, Grupo Escoteiro Ipê; e em Vacaria, Grupo Escoteiro Porteira do Rio Grande, também se envolvem na Semana Escoteira.
A programação em São Marcos, conduzida pelo Grupo Escoteiro Tabajara, destaca eventos como o 3º GETA – Grupo Escoteiro Tabajara em Ação, a ser realizado neste sábado (20), das 13h30min às 17h, na Praça Dante Marcucci. Já no domingo (21), das 9h às 12h, está previsto o Pedal do Grupo Escoteiro Tabajara 061/RS, com largada na Praça Dante Marcucci e seguindo até a Linha Santo Henrique. O evento conta com apoio da Associação São Marquense de Ciclismo.
Cada grupo escoteiro tem sua organização conforme a faixa etária, com as seguintes denominações:
- Ramo Lobinhos: de seis a 11 anos incompletos;
- Ramo Escoteiro: de 11 a 15 anos incompletos;
- Ramo Sênior: 15 a 18 anos incompletos;
- Ramo Pioneiro: de 18 a 21 anos;
- Voluntários e chefes: a partir de 21 anos.