Sábado começou com chuva, raios e temporal no Sul do Brasil
Instabilidade muito forte avançou nas últimas horas do Nordeste da Argentina e do Paraguai Chuva intensa e temporais isolados de vento forte atingiram nas últimas horas a Metade Norte do Rio Grande do Sul e o Oeste de Santa Catarina e do Paraná.

Instabilidade muito forte avançou nas últimas horas do Nordeste da Argentina e do Paraguai
Chuva intensa e temporais isolados de vento forte atingiram nas últimas horas a Metade Norte do Rio Grande do Sul e o Oeste de Santa Catarina e do Paraná. A chuva trouxe acumulados altos e perto de 100 mm em algumas localidades
O fim de semana será de muita chuva em grande número de cidades do Rio Grande do Sul. Abundante nebulosidade cobre o estado neste sábado, embora em parte ocorram aberturas de sol com abafamento, como em pontos do Oeste.
A atmosfera quente, úmida e muito instável favorece nuvens carregadas isoladas com chuva localmente forte a intensa que pode vir com temporais bastante localizados de vento e granizo. Com a instabilidade, a temperatura não varia muito e algumas localidades terão abafamento. O vento sopra por vezes moderado com ocasionais rajadas.
A instabilidade das últimas horas é recém o começo de um episódio de chuva volumosa e de temporais de vários dias seguidos no Sul do Brasil. A tendência é de aumento da instabilidade entre amanhã e a segunda-feira. A MetSul tem alerta vigente de chuva excessiva e temporais até o final da segunda-feira no Sul do Brasil. Há um segundo aviso da MetSul para volumes extremos de chuva nos primeiros dez dias do mês no Rio Grande do Sul com inundações e enchentes.
A MetSul adverte que a segunda metade do domingo e a segunda-feira marcarão o período de maior perigo de intensa instabilidade com chuva muito forte a torrencial, raios e temporais em grande parte do Rio Grande do Sul.