Quinta-feira (24) é o último dia de inscrições para a Escola do Amanhã, do Simecs
.

Projeto recebe adolescentes de 14 a 16 anos de cidades da Serra, incluindo São Marcos, e oferece aulas de robótica, visitas técnicas e aulas que despertam o interesse pela área da indústria
As inscrições para a Escola do Amanhã, iniciativa gratuita liderada pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) serão encerradas nesta quinta-feira (24/04). Realizado em parceria com a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), o projeto abre vagas para estudantes da rede municipal com idades entre 14 e 16 anos. O curso oferecido é de Robótica e Protótipos Mecatrônicos, com duração de 120 horas e será ministrado no Instituto SENAI Mecatrônica, em Caxias do Sul (RS), no contraturno escolar.
Interessados devem preencher este formulário on-line. O link para o formulário é: https://forms.office.com/r/8YpHGtu8c6. O curso é totalmente gratuito.
Contemplando 15 turmas ao longo do ano, a formação busca aproximar os jovens do universo da tecnologia e da inovação, proporcionando aprendizado prático e preparando-os para futuras oportunidades no setor industrial. As aulas iniciam no dia 28 de abril, com o compromisso renovado de preparar jovens talentos para o futuro da indústria.
A metodologia inclui conteúdos práticos, visitas técnicas a indústrias e o desenvolvimento de projetos aplicados ao dia a dia do setor produtivo, onde os alunos participantes desenvolvem habilidades essenciais para o mercado de trabalho.
Em 2025, o programa ampliará significativamente sua abrangência. Além de Caxias do Sul, passam a integrar a iniciativa as cidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Prata, Pinto Bandeira, São Marcos, Serafina Corrêa, Veranópolis e Vila Flores. A expectativa é formar cerca de 140 professores e impactar diretamente 1.500 alunos dos últimos anos do ensino fundamental e ensino médio da rede pública estadual.
A edição de 2025 também conta com o apoio de correalizadores que acreditam na força da educação como motor de transformação. São correalizadores confirmados a Inova Sistemas Eletrônicos, Progás e Braesi, Eaton, Hyva, Marcopolo, Danfoss, Panatlântica, Palfinger, Tibre e Sicredi.
De acordo com Ubiratã Rezler, presidente do Simecs, com base nos resultados expressivos de 2024, a nova fase da Escola do Amanhã fortalece a conexão entre escola e indústria, preparando novas gerações para transformar o cenário produtivo da Serra Gaúcha. “Estamos investindo em conhecimento, inovação e oportunidades reais para os jovens. Essa ampliação é reflexo do nosso compromisso com o desenvolvimento da região e com a formação de profissionais preparados para os desafios da indústria”, afirma Rezler.
SOBRE O SIMECS
Com 67 anos de atuação, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) é uma das maiores entidades patronais do Sul do país. Reúne empresas que, juntas, respondem por 73 mil postos de trabalho e um faturamento anual de R$ 50 bilhões. Dentre suas prioridades de atuação estão o impulso à inovação e à competitividade da indústria, a representação dos associados junto às instâncias políticas e econômicas e o incentivo à expansão dos negócios regionais nos mercados nacional e internacional. A sua base reúne os seguintes municípios: Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Garibaldi, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Guabiju, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Protásio Alves, São Marcos, São Jorge, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.