Programa Bolsa-Atleta RS é aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa
O programa prevê investimentos que irão beneficiar atletas e treinadores gaúchos Em uma decisão unânime, a Assembleia Legislativa aprovou, em sessão plenária nesta terça-feira (26/9), o Projeto de Lei (PL) 383/2023, que estabelece o programa Bolsa-Atleta em nível estadual.

O programa prevê investimentos que irão beneficiar atletas e treinadores gaúchos
Em uma decisão unânime, a Assembleia Legislativa aprovou, em sessão plenária nesta terça-feira (26/9), o Projeto de Lei (PL) 383/2023, que estabelece o programa Bolsa-Atleta em nível estadual. O PL, de autoria do governo do Estado, através da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), representa um passo significativo para o fomento do esporte gaúcho.
O programa tem como objetivo principal oferecer apoio financeiro a atletas e técnicos que se enquadrem em três categorias específicas: esporte educacional, esporte de rendimento (englobando atletas de nível nacional e internacional) e esporte olímpico e paralímpico. Após a sanção da lei pelo governador, a SEL será responsável por divulgar o edital detalhando as condições de participação e critérios para a concessão da Bolsa-Atleta RS.
As despesas relacionadas à concessão das bolsas serão financiadas com recursos provenientes do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Pró-Esporte RS). O projeto aprovado também estabelece diretrizes específicas, como a priorização do esporte educacional, que destina 50% das bolsas a esse público, e do paradesporto, que receberá um adicional de 25% sobre os valores determinados.
O secretário da SEL, Danrlei de Deus, destacou a importância dessa iniciativa histórica, ressaltando o compromisso do governo estadual em apoiar especialmente os atletas de base. Ele enfatizou que o Estado deve ser um parceiro na formação desses jovens, permitindo que alcancem suas aspirações, incluindo as grandes competições, como os Jogos Olímpicos.