Primeiro dia do verão pode ter temporais isolados no Sul do Brasil
.

Calor deve gerar áreas de instabilidade entre a tarde e a noite desta sexta-feira com chuva localmente forte e temporais isolados
O primeiro dia do verão pode ter temporais isolados no Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, sob a influência de uma massa de ar quente e úmida em que o calor vai formar nuvens carregadas principalmente em horas da tarde para a noite sobre a região.
O sol predomina no Sul do país nesta sexta-feira, embora acompanhado de nuvens. O período da manhã terá tempo muito aberto com céu claro em diversas áreas, o que vai favorecer a elevação da temperatura e levar ao calor.
A maioria das cidades gaúchas terá temperaturas perto e ao redor dos 30ºC na tarde desta sexta antes da ocorrência da chuva.
Devido ao aquecimento, da tarde para a noite, a atmosfera se instabiliza no Rio Grande do Sul sob a elevada umidade que traz abafamento. Nuvens carregadas tendem a se formar em diversas regiões na segunda metade do dia com pancadas de chuva.
Alerta-se para o risco de chuva localmente forte a intensa de curta duração com chance de acumulados muito altos de precipitação localizados em alguns municípios, condição comum em nuvens de maior desenvolvimento vertical formadas pelo calor nesta época do ano.
A MetSul Meteorologia adverte ainda que entre a tarde e a noite de hoje podem se dar alguns temporais isolados com registros de raios. Não se pode descartar a possibilidade de, em pontos isolados, ocorrer vento forte (vendaval) ou queda de granizo.