/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg

Prefeito Volmir Rech trata sobre projeto Antigranizo e pautas regionais em Caxias do Sul

Prefeito de São Marcos participou de reunião sobre o Projeto Antigranizo na Serra Gaúcha, debatendo estratégias para mitigar danos agrícolas​ O prefeito de São Marcos, Volmir Rech, esteve na manhã desta segunda-feira (28) em Caxias do Sul, onde cumpriu uma série de agendas estratégicas para o município.

Atualizado em 28/04/2025 às 19:04, por Equipe SMO.

Prefeito Volmir Rech trata sobre projeto Antigranizo e pautas regionais em Caxias do Sul

Prefeito de São Marcos participou de reunião sobre o Projeto Antigranizo na Serra Gaúcha, debatendo estratégias para mitigar danos agrícolas​

O prefeito de São Marcos, Volmir Rech, esteve na manhã desta segunda-feira (28) em Caxias do Sul, onde cumpriu uma série de agendas estratégicas para o município. Em contato com o São Marcos Online, Volmir relatou que iniciou a manhã em reunião no gabinete do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomênico, tratando de temas importantes para a integração regional.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

O primeiro assunto abordado foi a situação das estradas que ligam São Marcos à Rota do Sol, especialmente na região da Rota Saonda. Segundo Volmir, Adiló reiterou que o Estado assumiu a responsabilidade pela estrada, o que traz perspectivas de melhorias. Durante a conversa, também foi discutida a necessidade de melhor atendimento de saúde para os moradores da região de campo de Caxias, que têm maior proximidade geográfica com São Marcos. Para isso, os prefeitos ficaram de promover a articulação entre as secretarias de saúde dos dois municípios.

Em seguida, Volmir participou da reunião ampliada sobre o Projeto Antigranizo, realizada com a presença de representantes de cerca de 17 municípios da Serra Gaúcha, além de entidades ligadas ao setor rural e vitivinícola. Conforme detalhou o prefeito, São Marcos oficializou seu interesse em integrar o projeto, que agora avança para a fase de estudo de viabilidade econômica.

“O próximo passo é orçar mais de uma metodologia de combate ao granizo. Não vamos apenas considerar a técnica do nitrato de prata, mas também a alternativa do uso de ondas sonoras”, explicou Volmir, destacando a importância de avaliar o custo-benefício de cada método antes da implantação.

/apidata/imgcache/1bdafa2166b14962cb7735c80fd0ebfb.png

O Projeto Antigranizo visa a instalação de um sistema regional para minimizar os danos causados pelas chuvas de granizo, fenômeno que historicamente afeta a agricultura e as propriedades da região. A estimativa preliminar é de que o custo de instalação seja de R$ 5 milhões, com operação anual na casa dos R$ 9 milhões, a serem divididos entre os municípios participantes.

Ao final da reunião, ficou definido que os municípios têm até 10 de maio para oficializar sua adesão ao projeto. Com a definição dos participantes, o grupo de trabalho, que inclui São Marcos, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua, Antônio Prado, a Comissão Interestadual da Uva e o Consevitis, irá elaborar o projeto técnico que será apresentado ao governo do Estado, com apoio da bancada parlamentar da região.