Polícia realiza maior apreensão de maconha da história de São Marcos: mais de 38 kg avaliados em R$ 152 mil
Ação conjunta entre Polícia Civil, Brigada Militar e Força Tática resultou ainda na prisão de um homem de 29 anos.

Ação conjunta entre Polícia Civil, Brigada Militar e Força Tática resultou ainda na prisão de um homem de 29 anos. Operação culminou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão em residências localizadas na linha Rosita
Em uma operação conjunta histórica no combate ao tráfico de drogas, a Polícia Civil de São Marcos, a Brigada Militar e a Força Tática do 36º BPM apreenderam mais de 38 quilos de maconha, a maior quantidade já registrada em uma única ação no município. A droga está avaliada em cerca de R$ 152 mil.
A ação foi resultado de uma investigação aprofundada, que culminou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão em residências localizadas na linha Rosita, no interior de São Marcos. As investigações apontavam que o local era utilizado como depósito para ocultar e distribuir entorpecentes, o que foi confirmado durante as diligências.
Além dos 38 quilos de maconha, os policiais apreenderam celulares, balanças de precisão, uma pequena quantia em dinheiro, um tablet, um drone e um caderno com anotações que devem auxiliar na continuidade das investigações. Um homem de 29 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas, ele já possui antecedentes por tráfico e homicídio.
Segundo a Polícia Civil, esta apreensão supera o recorde anterior registrado em dezembro de 2024, quando uma operação integrada entre a Delegacia de São Marcos, a Brigada Militar e o 4º Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) de Caxias do Sul resultou na apreensão de mais de 33 quilos de maconha em uma residência no bairro Colina do Sorriso.
A polícia reforça que a operação evidencia a eficiência e a seriedade das forças de segurança locais no enfrentamento ao crime organizado, destacando também a importância da cooperação intermunicipal para o sucesso das investigações e ações repressivas.
A investigação prossegue para identificar outros possíveis envolvidos e aprofundar a rede criminosa desmantelada.