Pix e declaração pré-preenchida terão prioridade na restituição do IR 2023
Restituições do IR serão pagas em cinco lotes a partir de 31 de maio. O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 iniciou nesta quarta-feira (15). O contribuinte que quiser receber a restituição logo nos primeiros lotes precisa se atentar a alguns detalhes para ter a chance de receber o dinheiro na frente.

Restituições do IR serão pagas em cinco lotes a partir de 31 de maio.
O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 iniciou nesta quarta-feira (15). O contribuinte que quiser receber a restituição logo nos primeiros lotes precisa se atentar a alguns detalhes para ter a chance de receber o dinheiro na frente.
O pagamento da restituição é dividido em cinco lotes. O primeiro lote será pago no dia 31 de maio. Esse lote é destinado, principalmente, aos contribuintes que têm prioridade por lei, que são pessoas com idade acima de 80 anos; pessoas com idade acima de 60 anos, pessoas que apresentam deficiência ou moléstia grave; aquelas cuja maior fonte de renda seja o magistério.
A novidade este ano é que quem optar pela declaração pré-preenchida ou solicitar o recebimento da restituição via Pix (desde que a chave seja o CPF do contribuinte) também será considerado prioritário.
Para ter chance de entrar no primeiro lote, é preciso entregar a declaração até o dia 10 de maio. Segundo a Receita, o pagamento ocorrerá mais rápido via Pix porque muitos contribuintes informam errado o número da conta-corrente destinada à restituição. Neste ano, ainda não será possível informar chaves Pix aleatórias, endereços de e-mail ou números de telefone na declaração do Imposto de Renda.