Paróquia de São Marcos celebra 100 anos de história com programação especial
As comemorações iniciam nesta quinta-feira, 21 de novembro, às 19h30, com a primeira noite do Tríduo. O ponto alto será no domingo, 24, com a missa festiva às 10h30, presidida por Dom José Gislon, bispo diocesano.

As comemorações iniciam nesta quinta-feira, 21 de novembro, às 19h30, com a primeira noite do Tríduo. O ponto alto será no domingo, 24, com a missa festiva às 10h30, presidida por Dom José Gislon, bispo diocesano.
São Marcos está em festa! A Paróquia, símbolo da fé e da história da cidade, celebra seu centenário com uma programação especial que destaca a riqueza de sua trajetória e o papel fundamental na vida dos fiéis.
As comemorações iniciam nesta quinta-feira, 21 de novembro, às 19h30, com a primeira noite do Tríduo. A sequência continua na sexta-feira, 22, também às 19h30, e encerra no sábado, 23, às 18h, com a terceira noite de celebrações
O ponto alto será no domingo, 24, com a missa festiva às 10h30, presidida por Dom José Gislon, bispo diocesano. Após a celebração, haverá um almoço comemorativo no Salão Paroquial, a partir do meio-dia, reunindo a comunidade em um momento de confraternização.
Os ingressos para o almoço podem ser adquiridos na Secretaria Paroquial, com festeiros ou membros dos movimentos paroquiais. Os valores são R$ 70 para adultos, R$ 40 para crianças de 7 a 12 anos e cortesia para menores de 6 anos.
Cardápio
O almoço será marcado por um cardápio típico: macarrão com molho vermelho, galeto, churrasco, maionese, pão, salada, vinho, refrigerante e água. Após a refeição, será servido café com bolachas, seguido pelo sorteio do tradicional rifão.
Uma história de fé e transformação
Desde a chegada dos primeiros imigrantes italianos em 1885, a fé católica se tornou pilar da formação social e cultural de São Marcos. A paróquia foi oficialmente criada em 17 de novembro de 1924 pelo Papa Pio XI, transformando o então Curato em um marco de organização religiosa.
Ao longo dos anos, a Paróquia São Marcos desempenhou papel essencial, não apenas no campo espiritual, mas também na educação, saúde, cultura e organização comunitária. Igrejas, salões paroquiais, escolas e até cooperativas surgiram com o apoio e dedicação da Igreja.
Relevância atual
Hoje, a paróquia abrange a matriz e 25 comunidades distribuídas entre a área urbana e o interior, cada uma com espaços para celebrações e convivência. A ação pastoral continua a promover o desenvolvimento humano e social, reafirmando sua importância na vida dos são-marquenses.