/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg

Onda de calor chegará ao fim e começo da semana deverá ter temporais

Instabilidade poderá ser mais forte no período da noite A última semana no Rio Grande do Sul foi de calor intenso em várias regiões do Estado. Neste domingo, por exemplo, os termômetros chegaram a marcar 31ºC no Centro de Porto Alegre.

Atualizado em 20/11/2022 às 22:11, por Equipe SMO.

Onda de calor chegará ao fim e começo da semana deverá ter temporais

Instabilidade poderá ser mais forte no período da noite

A última semana no Rio Grande do Sul foi de calor intenso em várias regiões do Estado. Neste domingo, por exemplo, os termômetros chegaram a marcar 31ºC no Centro de Porto Alegre. O cenário de calor e temperaturas altas chegará ao fim no começo desta próxima semana, segundo informações da MetSul Meteorologia. O Estado poderá registrar já nesta segunda-feira chuva e temporais isolados.

O Sul do Brasil, atualmente, está sob influência de uma massa de ar quente, responsável pelos vários dias seguidos de temperatura alta com máximas à tarde típicas do auge do verão. Desde o final da última semana as máximas têm superado os 35ºC no estado gaúcho com marcas que se aproximaram dos 38ºC no sábado.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

Neste domingo, o Rio Grande do Sul segue sob influência do ar quente que trouxe mais um dia de sol e temperatura elevada. Os primeiros e incipientes sinais da mudança do tempo a caminho são percebidos pelo ingresso de nuvens altas. No final do dia, depois de mais uma tarde com intenso calor, não se descarta chuva na Fronteira Oeste.

No país vizinho, a Argentina, a atmosfera já é de instabilidade. A mudança do tempo mais ampla se instala no Rio Grande do Sul nesta segunda. O dia ainda vai ter sol e nuvens na maioria das regiões, mas a nebulosidade entra em aumento e o tempo se instabiliza inicialmente com chuva em pontos da Metade Oeste.

Instabilidade mais forte à noite 

No decorrer do dia, a chuva avança e atinge pontos do Centro e do Sul. Até o fim do dia, a instabilidade alcança a maioria das regiões gaúchas. A instabilidade, embora comece mais cedo em parte do território gaúcho, deve ser mais forte da tarde para a noite em parte do Rio Grande do Sul. 

/apidata/imgcache/1bdafa2166b14962cb7735c80fd0ebfb.png

Isso porque setores do estado ainda terão sol e forte elevação da temperatura com calor e abafamento, o que contribuirá para a formação de nuvens mais carregadas na segunda metade do dia, como deve ser o caso da área metropolitana. Na terça, com a atuação de uma frente fria, a temperatura se elevará muito menos e o dia terá muitas nuvens com chuva em vários momentos, por vezes moderada a forte, especialmente na Metade Norte. No Oeste e no Sul, a instabilidade deve ceder com gradual melhoria ao longo do dia.

Volumes de chuva 

A chuva será generalizada no Rio Grande do Sul e Santa Catarina neste evento de instabilidade do começo da semana associado à frente fria, entretanto as precipitações tendem a ser irregulares e com grande variabilidade de volumes de um ponto para outro. Há a tendência de algumas áreas terem volumes de chuva altos, na ordem de 50 mm a 100 mm, mas os modelos numéricos analisados pela MetSul discrepam muito sobre quais áreas receberiam mais chuva no território gaúcho neste início de semana.

CORREIO DO POVO