Obra da Ponte do Rio das Antas deve ficar pronta em maio
Iniciada no final de novembro de 2023, restauração do pilar danificado está em fase crucial, com preparação para concretagem O projeto, elaborado pelo DNIT e executado pela SOGEL Construtora, que apresentou proposta no valor de R$ 4.280.000,00, estabeleceu um cronograma que estima uma duração total de seis meses para a conclusão das obras.

Iniciada no final de novembro de 2023, restauração do pilar danificado está em fase crucial, com preparação para concretagem
O projeto, elaborado pelo DNIT e executado pela SOGEL Construtora, que apresentou proposta no valor de R$ 4.280.000,00, estabeleceu um cronograma que estima uma duração total de seis meses para a conclusão das obras. Esta projeção leva em consideração variáveis como condições climáticas e outros fatores que podem influenciar o andamento do processo de reconstrução.
A ação da empresa teve início na última semana de outubro do ano passado, aproximadamente dois meses após o trecho no km 96,7 da BR-116, sobre a Ponte do Rio das Antas ter sido interditado, em 4 de setembro, durante enchente que danificou um dos pilares de sustentação.
Nesta semana, com o pilar danificado já removido, as atenções se voltam agora para a instalação das caixas de madeira, que irá abrigar a nova ferragem que será fundamental para o alicerce robusto que sustentará a ponte revitalizada, após a concretagem, prevista para o próximo mês. Considerando ainda o tempo de secagem do concreto e testes finais, os engenheiros acreditam que a obra esteja finalizada até o mês de maio próximo e após liberação do tráfego.
Impacto na comunidade e ansiedade pela restauração completa
Desde a interdição total ano passado, após elevação do nível das águas, a interdição da ponte tem causado impactos significativos na economia local, afetando o comércio, agricultores e setores de transporte. Com a restauração em andamento, as comunidades de São Marcos e Campestre da Serra aguardam ansiosamente a conclusão do projeto.
O trânsito segue totalmente interrompido para passagem de veículos de todo tipo, tendo duas rotas alternativas para quem busca acessar a região: uma pelo distrito caxiense de Criúva, via ponte dos Korff ou pela Estrada 500 (Estrada de Santo Henrique), ligando a RS-122 e ambos acessos ligando com a BR-116 sentido Vacaria.
Prefeito Evandro Kuwer visitou canteiro de obras
Na última quinta-feira (4), o prefeito Evandro Kuwer realizou visita ao canteiro de obras da Ponte do Rio das Antas, acompanhado pelo Engenheiro de Segurança Bruno Zambenedetti. Kuwer compartilhou suas impressões: “Acreditamos que o trânsito será liberado no local bem antes do previsto. Estamos satisfeitos com o progresso e o comprometimento da equipe.”
Continue acompanhando o São Marcos Online para ficar por dentro de cada etapa desse importante processo de recuperação.