/apidata/imgcache/100_0.png
/apidata/imgcache/100_1.png
/apidata/imgcache/16.png

Nunca é tarde: como aprender um idioma depois de adulto

É possível aprender um novo idioma depois de adulto sem nunca ter estudado uma língua estrangeira antes? Esta é uma das grandes dúvidas de quem gostaria de falar inglês, espanhol ou italiano, ou até mesmo uma língua mais rara como flamenco ou catalão.

Atualizado em 01/02/2025 às 09:02, por Equipe SMO.

Nunca é tarde: como aprender um idioma depois de adulto

É possível aprender um novo idioma depois de adulto sem nunca ter estudado uma língua estrangeira antes? Esta é uma das grandes dúvidas de quem gostaria de falar inglês, espanhol ou italiano, ou até mesmo uma língua mais rara como flamenco ou catalão. Hoje com o desenvolvimento de novos métodos e de novos materiais de ensino, está muito mais acessível e mais fácil aprender um segundo idiomas, mesmo depois dos 30 anos e até mesmo na terceira idade.

No ambiente profissional, dominar uma língua estrangeira deixou de ser um “algo a mais” no currículo para se tornar um fator decisivo para progredir na carreira. Percebe-se que as empresas se globalizaram mais rapidamente do que foi possível treinar seus times para se comunicar em inglês, considerado o idioma oficial do mundo dos negócios. Segundo a diretora da Link Idiomas e Comunicação e professora do Canal Futura, Candice Soldatelli, ter ao menos um nível intermediário de língua inglesa hoje é praticamente obrigatório em muitas áreas. “Há empresas em São Marcos e na região, mesmo indústrias de porte médio, que negociam diretamente com países como China, Estados Unidos, Índia e vários países da Europa”, observa Candice. “Nem sempre se pode depender de um tradutor ou intérprete nas rodadas de negociação, em feiras e visitas de clientes e fornecedores, por isso é fundamental que haja profissionais qualificados bilíngues dentro de sua equipe.”

O problema é que muitos profissionais não puderam estudar línguas estrangeiras quando eram crianças e adolescentes por falta de condições financeiras para arcar com os custos de um curso (que costumavam ser bem mais caros no passado). Depois, durante a faculdade, manter uma jornada dupla de estudo e de trabalho não permitia o tempo necessário para se dedicar ao aprendizado de um idioma. “Hoje dou aula a muitos profissionais já formados, alguns com pós-graduação, todos em cargos importantes dentro de suas empresas que perceberam a necessidade de buscar a fluência em inglês ou em espanhol”, comenta Candice. “O grande desafio para essas pessoas é voltar a ser estudante, se colocar na posição de aprendiz mesmo após conquistar uma carreira bem-sucedida. Por isso, as aulas precisam ser dinâmicas, com assuntos interessantes, conectados aos temas mais pertinentes da atualidade, para manter a motivação e o interesse dos alunos adultos”, conclui.

/apidata/imgcache/100_0.png

A professora Cheila Rizzo, licenciada em Letras e especialista em ensino de idiomas personalizado para adultos, explica que há três caminhos principais para um adulto aprender inglês: “O primeiro é o aprendizado formal, por meio de aulas estruturadas com um professor ou em cursos que utilizem metodologias adaptadas às necessidades do aluno. O segundo é a imersão prática, que envolve o contato direto com o idioma em situações reais, como viagens, troca de mensagens com falantes nativos ou consumo ativo de conteúdos autênticos, como filmes, músicas e livros.” Por fim, segundo Cheila, o autoestudo e a prática ativa desempenham um papel importante, permitindo que o aluno reforce o aprendizado com o uso de aplicativos, exercícios de escuta e repetição, além de produção oral e escrita frequente.

Entre os aplicativos mais populares entre os adultos está o Duolingo. O Duolingo é um aplicativo de aprendizado de idiomas gamificado, com lições interativas que estimulam a prática diária. Oferece exercícios de vocabulário, gramática, audição e pronúncia. Seus benefícios incluem aprendizado acessível, motivação por recompensas, personalização e progresso contínuo, ideal para iniciantes. É gratuito e conta com milhões de usuários no mundo inteiro e é um grande apoio a quem está interessado em começar o estudo de uma língua estrangeira.

Aprender um novo idioma na vida adulta é um desafio, mas está longe de ser impossível. Com métodos modernos, recursos acessíveis e estratégias eficazes, qualquer pessoa pode desenvolver a fluência necessária para se comunicar em outra língua. O mais importante é a constância e a motivação para praticar, aproveitando todas as oportunidades de contato com o idioma no dia a dia.