Nova tecnologia permite localização automática em chamadas de emergência no Brasil
As chamadas telefônicas para serviços de emergência, como da polícia, dos bombeiros e do Samu, terão sua localização compartilhada. Uma nova funcionalidade promete agilizar o atendimento de serviços de emergência, como polícia, bombeiros e Samu, no Brasil. A partir de agora, chamadas feitas a partir de celulares com sistema Android 5.

As chamadas telefônicas para serviços de emergência, como da polícia, dos bombeiros e do Samu, terão sua localização compartilhada.
Uma nova funcionalidade promete agilizar o atendimento de serviços de emergência, como polícia, bombeiros e Samu, no Brasil. A partir de agora, chamadas feitas a partir de celulares com sistema Android 5.0 ou superior terão sua localização compartilhada automaticamente com os serviços de emergência, graças ao Serviço de Localização de Emergência (ELS), resultado de uma parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Google.
A tecnologia, lançada nesta quarta-feira (22), está integrada ao sistema operacional e dispensa a instalação de aplicativos adicionais. Ela permite que a localização do dispositivo seja enviada automaticamente durante uma chamada de emergência, garantindo mais precisão no atendimento e maior agilidade nos resgates.
De acordo com a Anatel, o recurso foi desenvolvido com atenção à privacidade dos usuários. A localização só é compartilhada quando uma ligação de emergência é realizada, e nenhuma informação é armazenada ou acessada fora desse contexto. Além disso, o sistema funciona mesmo em condições adversas, como em áreas com conexão de internet instável.
A agência reguladora destaca a importância da novidade para salvar vidas. “O atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) começa a partir do chamado telefônico, quando são passadas as primeiras orientações para os primeiros cuidados da vítima”, afirmou a Anatel.
Com o ELS, o tempo de resposta nos resgates pode ser reduzido significativamente, aumentando as chances de sucesso em situações críticas. A iniciativa representa um passo importante para aprimorar a segurança e a eficiência dos serviços de emergência no país.