/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg

Nova onda de chuva e temporais deve atingir o Estado nos próximos dias

.

Atualizado em 04/12/2024 às 14:12, por Equipe SMO.

Nova onda de chuva e temporais deve atingir o Estado nos próximos dias

Episódio de forte instabilidade vai atingir Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná por vários dias a partir do fim da semana

A Região Sul do Brasil está sob alerta para um novo episódio de instabilidade climática que promete impactar os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná entre os dias 6 e 9 de dezembro. Segundo a MetSul Meteorologia, o evento trará chuvas fortes e temporais isolados, com riscos significativos de vendavais e granizo em algumas áreas.

Esse será o segundo episódio de tempo severo em menos de uma semana na região. Entre domingo (1º) e terça-feira (3), uma frente fria associada a uma ciclogênese explosiva já havia provocado tempestades intensas, especialmente no Rio Grande do Sul. No entanto, o evento previsto para os próximos dias terá características distintas, com maior duração e abrangência.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

Risco de chuvas prolongadas e acumulados elevados

Diferentemente do episódio anterior, que foi breve e concentrou os impactos no Rio Grande do Sul, o novo evento se estenderá por vários dias e afetará uma área mais ampla. A MetSul alerta para volumes acumulados de chuva elevados em Santa Catarina e Paraná, onde a instabilidade será mais persistente.

No Rio Grande do Sul, a instabilidade inicial será registrada a partir de sexta-feira (6), quando uma área de baixa pressão trará chuvas e tempestades ao Oeste e Sul do estado. No sábado (7), uma frente fria ativada por uma massa de ar frio avançando da Argentina e do Uruguai deverá intensificar os temporais na Metade Norte do estado, estendendo-se a Santa Catarina e Paraná.

Previsão por dias

Segunda-feira (9): Risco de chuvas fortes permanece em pontos isolados da Região Sul, com a possibilidade de o tempo voltar a se instabilizar em partes do Rio Grande do Sul.

/apidata/imgcache/1bdafa2166b14962cb7735c80fd0ebfb.png

Sexta-feira (6): Instabilidade chega ao Oeste e Sul do Rio Grande do Sul, alcançando outras áreas da Região Sul durante a noite.

Sábado (7): Temporais na Metade Norte do Rio Grande do Sul no início do dia, com estabilização gradual no estado devido à entrada de ar mais seco e frio. Santa Catarina e Paraná terão chuvas intensas e risco de temporais.

Domingo (8): Instabilidade persiste em Santa Catarina e Paraná, enquanto no Rio Grande do Sul o tempo firme predominará, exceto em áreas da Metade Norte.

HÁ RISCO DE TEMPORAIS ALÉM DA CHUVA?

Sim, é alta a probabilidade que ocorram temporais isolados acompanhando a chuva nos três estados da Região Sul. Estas tempestades, além de chuva forte e raios, podem trazer queda isolada de granizo e rajadas de vento localmente fortes a intensas. Isoladamente, os temporais podem provocar transtornos e danos.

/apidata/imgcache/521ec81c01718c180929d2b052e93fce.png

No entanto, é fundamental esclarecer que no caso do Rio Grande do Sul o cenário é muito diferente do último domingo. No começo desta semana, uma poderosa linha de instabilidade avançou sobre o estado, estendendo-se de Oeste a Leste por centenas de quilômetros e que foi intensa durante sua passagem do Sul ao Norte gaúcho.

Por isso, os temporais atingiram no domingo, como se previa, um grande número de cidades com danos em diversas regiões e falta de energia em grande escala que afetou um milhão de unidades consumidoras. Agora, os temporais de vento tendem a ser mais isolados e pontuais, afetando um número menor de cidades, logo em se tratando de vendavais o risco é menor e mais isolado neste segundo evento.