Nova frente fria deve derrubar as temperaturas a partir de domingo
Frente fria chega ao Estado a partir de domingo, e temperaturas devem cair abaixo de zero em algumas regiões, segundo a Metsul Uma massa de ar frio vai derrubar a temperatura no final deste mês.

Frente fria chega ao Estado a partir de domingo, e temperaturas devem cair abaixo de zero em algumas regiões, segundo a Metsul
Uma massa de ar frio vai derrubar a temperatura no final deste mês. Isso ocorre após vários dias de temperatura acima da média na segunda quinzena de julho, que se seguiram a um período muito gelado no início do mês, especialmente no Sul do país.
A massa de ar frio deve avançar a partir da Argentina e do Uruguai, alcançando os três estados do Sul do Brasil no final deste mês. Depois, seguirá para a Região Sudeste, causando queda de temperatura.
Diferente do que ocorreu no final de junho e começo de julho, essa incursão de ar frio terá trajetória marítima. As anteriores tiveram trajetória continental, ou seja, pelo interior do continente.
As projeções indicam que esta incursão de ar frio não será tão intensa quanto as do final de junho e começo de julho. Mesmo assim, provocará uma queda acentuada de temperatura em diversos estados do Sul e do Sudeste.
A massa de ar frio deve começar a ingressar no Rio Grande do Sul entre domingo e segunda-feira. Isso trará temperaturas mínimas e máximas consideravelmente menores no começo da semana, após a passagem da frente fria com chuva.
O ingresso do ar frio será acompanhado de vento moderado com rajadas no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul na segunda-feira. Em pontos da costa e da Lagoa dos Patos, as rajadas podem alcançar ou superar 70 km/h com a chegada do ar mais frio.
TEMPERATURA ABAIXO DE ZERO
A massa de ar frio vai trazer temperaturas baixas na primeira metade da próxima semana. As marcas devem cair abaixo de zero em regiões como a fronteira com o Uruguai, a Campanha, o Sul gaúcho, a Serra e Aparados no Rio Grande do Sul, além do Planalto Sul Catarinense.
Inicialmente, o frio já se faz sentir no Oeste e no Sul gaúcho no começo do dia 29. No entanto, as madrugadas mais frias no Sul do Brasil devem ser as dos dias 30 e 31, com temperaturas abaixo de zero. Em Porto Alegre e região metropolitana, o frio não será tão intenso como no fim de junho e parte de julho, apresentando mínimas de um dígito.
Além disso, não se espera uma sequência de tardes frias. A influência do ar frio será curta e logo o ar quente retornará. Ademais, o perfil seco da atmosfera será decisivo para mínimas menores, mesmo sem uma incursão fria forte. Por outro lado, isso favorecerá tardes mais amenas.
Em resumo, prepare-se para um início de semana gelado, especialmente nas regiões mais ao sul do Brasil. As condições climáticas serão de frio intenso, mas de curta duração, seguido por um retorno rápido de temperaturas mais amenas.