No Dia do Jovem Agricultor Emater e Banco do Brasil comemoram parceria
Micael de Lima, de 23 anos, conquistou a casa própria com projeto e linha de crédito oferecidos pelas entidades. Estímulo visa incentivar a sucessão rural nas propriedades e a manutenção do jovem no campo Instituído conforme a lei estadual nº 11.361/1999, o dia 15 de julho é o Dia Estadual da Juventude Rural.

Micael de Lima, de 23 anos, conquistou a casa própria com projeto e linha de crédito oferecidos pelas entidades. Estímulo visa incentivar a sucessão rural nas propriedades e a manutenção do jovem no campo
Instituído conforme a lei estadual nº 11.361/1999, o dia 15 de julho é o Dia Estadual da Juventude Rural. Para comemorar a data em São Marcos, extencionistas e técnicos do escritório da Emater na cidade, em parceria com o Banco do Brasil, realizaram entrega simbólica de uma moradia para produtor da Linha Tuiuti, interior do município. Micael de Lima, de 23 anos, comemora finalização da obra após cerca de 6 meses, quando deu início a concretização do sonho da casa própria.
Conforme Deise Renon Batecini, representante da Emater, a entidade ajuda na execução do projeto e orientações para condução dos trâmites burocráticos com a instituição financeira. “Funciona como incentivo ao jovem rural, visando a sucessão familiar e a valorização da propriedade, auxiliando na permanência do jovem no meio rural”, revela Deise.
A gerente da agência do BB na cidade explica que Micael financiou parte da residência através de linha de crédito do Pronaf Mais Alimentos: financiamento a agricultores e produtores rurais familiares, pessoas físicas, para investimento em sua estrutura de produção e serviços, visando ao aumento de produtividade e à elevação da renda da família. Uma variação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
“É destinado aos produtores rurais quem tenham a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), destinada a construção e reforma de imóveis rurais, com prazo e duração de 10 anos e taxas especiais, com teto de até R$ 60 mil”, explica Daniela Rigo Mossi.
Daniela destaca ainda que, com a abertura do ano agrícola 2022/2023, a linha de crédito segue aberta e interessados devem buscar qualquer agência do Baco do Brasil ou orientações via escritórios da Emater.
Micael diz que o sentimento é de felicidade. “Sempre falava para meu pai que até os 25 anos queria ter minha casa”, diz o jovem agricultor.
Ele conta que logo que ficou sabendo da possibilidade, buscou orientação via Emater e deu entrada na aquisição, já a obra teve início em meados de outubro de 2021, sendo finalizada em meados de fevereiro deste ano. Mora na casa com a esposa e na propriedade, ainda tem o pai Giovane Lima, a avó e um irmão. Lima agradeceu a Emater e ao Banco pelo atendimento. A família produz maçã, pêssego, alho e milho.