Níveis hidrológicos em atenção no Rio Grande do Sul devido a previsão de chuvas intensas
Devido à previsão de chuvas intensas entre os dias 6 e 7 de julho, há uma recomendação de severidade de ALERTA para várias regiões do estado.

Devido à previsão de chuvas intensas entre os dias 6 e 7 de julho, há uma recomendação de severidade de ALERTA para várias regiões do estado.
A condição hidrológica atual no Rio Grande do Sul mostra que os níveis dos rios estão em limiares de normalidade, exceto na região hidrográfica do Guaíba, que apresenta níveis de atenção e alerta. Apesar dos níveis elevados, todos os rios do estado apresentam tendências de estabilidade ou declínio. No entanto, devido à previsão de chuvas intensas entre os dias 6 e 7 de julho, há uma recomendação de severidade de ALERTA para várias regiões do estado.
Níveis hidrológicos em atenção devido a previsão de chuva
As regiões em alerta, destacadas em amarelo no mapa, incluem o leste e o norte do estado, englobando parcialmente ou totalmente as bacias dos rios Apuaê-Inhandava, Passo Fundo, Várzea, Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Alto e Baixo Jacuí, Taquari-Antas, Pardo, Caí, Sinos, Gravataí, Guaíba, Litoral Médio, Tramandaí e Mampituba. Nesta condição, há risco de cheias em arroios, córregos e rios menores.
Além disso, a previsão indica volumes de chuva ainda maiores para a região litorânea e a serra. Portanto, foi indicada a severidade de INUNDAÇÃO para essas áreas, destacadas em laranja no mapa. Há risco de subidas rápidas em rios maiores, arroios e córregos devido às altas precipitações, principalmente no litoral. As bacias mais atingidas são Mampituba e Tramandaí, além de trechos das bacias Gravataí, Sinos, Caí, Taquari-Antas e Apuaê-Inhandava.
As autoridades recomendam atenção redobrada e que a população fique alerta para possíveis cheias e inundações, tomando as precauções necessárias para garantir a segurança de todos.
Leia outras notícias no São Marcos Online