Muitas nuvens e instabilidade marcarão a quinta-feira no Rio Grande do Sul
Previsão do tempo da MetSul indica uma quinta-feira marcada por tempo instável no Rio Grande do Sul com chuva em muitas cidades Muitas nuvens e instabilidade marcarão esta quinta-feira no Rio Grande do Sul com registro de chuva em todas as regiões do estado, embora não em todos os municípios gaúchos.

Previsão do tempo da MetSul indica uma quinta-feira marcada por tempo instável no Rio Grande do Sul com chuva em muitas cidades
Muitas nuvens e instabilidade marcarão esta quinta-feira no Rio Grande do Sul com registro de chuva em todas as regiões do estado, embora não em todos os municípios gaúchos. O tempo encontra-se instável desde cedo no território gaúcho e já choveu em diversas localidades durante a madrugada.
Dados de estações meteorológicas mostram que choveu durante a madrugada em vários pontos do Centro, do Oeste e do Sul gaúcho à medida que uma frente fria avança com instabilidade. Porto Alegre começou a ter precipitação leve no final da madrugada. Os volumes, porém, são baixos na esmagadora maioria das cidades que tiveram chuva.
Mas vem mais chuva no decorrer do dia. A quinta-feira será de muitas nuvens e instabilidade em grande parte do Rio Grande do Sul. Uma frente fria se desloca e ao interagir com a massa de ar quente provoca chuva na maioria das regiões do estado.
A instabilidade será maior ao longo desta quinta do Centro para o Norte do estado. Há risco de chuva localmente forte a intensa em alguns pontos, mas são ocorrências pontuais e localizadas. Não podem ser descartados alguns temporais localizados, apesar de o risco de tempo severo ser marginal.
Não cansamos de destacar que chuva nesta época do ano é por natureza irregular, o que significa que é muito mal distribuída. Embora o cenário de hoje não seja de chuva de verão em que chove em um canto e não chove noutro dentro de uma mesma cidade, ainda assim as precipitações tendem a ser irregulares com grande variabilidade de volumes e chuva que não chega a alcançar todas as cidades do estado.
No Oeste e no Sul, inclusive, após um começo de dia com chuva em algumas localidades, a nebulosidade tende a diminuir e o sol aparecer com nuvens em diferentes pontos ao longo desta quinta-feira. Qualquer instabilidade posterior nestas regiões será bastante localizada.
A temperatura não sobe tanto quanto ontem, mas em muitas cidades do Rio Grande do Sul a sensação de abafamento deve permanecer, ao menos em parte do dia. Durante a chuva, o abafamento cede à medida que refresca. Quase todo o estado deve ter marcas abaixo de 30ºC, exceção de pontos mais a Oeste.
É sempre importante esclarecer que frente fria não significa frio. Pode acompanhar a chegada de frio no inverno, mas no verão, em regra, marca a transição de ar mais quente para menos quente. Uma frente é a faixa de descontinuidade entre duas massas de ar com instabilidade.