/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/b57034c3e59176a09cbbea646c22583a.png

Muitas nuvens e instabilidade marcarão a quinta-feira no Rio Grande do Sul

Previsão do tempo da MetSul indica uma quinta-feira marcada por tempo instável no Rio Grande do Sul com chuva em muitas cidades Muitas nuvens e instabilidade marcarão esta quinta-feira no Rio Grande do Sul com registro de chuva em todas as regiões do estado, embora não em todos os municípios gaúchos.

Atualizado em 11/01/2024 às 08:01, por Equipe SMO.

Muitas nuvens e instabilidade marcarão a quinta-feira no Rio Grande do Sul

Previsão do tempo da MetSul indica uma quinta-feira marcada por tempo instável no Rio Grande do Sul com chuva em muitas cidades

Muitas nuvens e instabilidade marcarão esta quinta-feira no Rio Grande do Sul com registro de chuva em todas as regiões do estado, embora não em todos os municípios gaúchos. O tempo encontra-se instável desde cedo no território gaúcho e já choveu em diversas localidades durante a madrugada.

Dados de estações meteorológicas mostram que choveu durante a madrugada em vários pontos do Centro, do Oeste e do Sul gaúcho à medida que uma frente fria avança com instabilidade. Porto Alegre começou a ter precipitação leve no final da madrugada. Os volumes, porém, são baixos na esmagadora maioria das cidades que tiveram chuva.

/apidata/imgcache/521ec81c01718c180929d2b052e93fce.png

Mas vem mais chuva no decorrer do dia. A quinta-feira será de muitas nuvens e instabilidade em grande parte do Rio Grande do Sul. Uma frente fria se desloca e ao interagir com a massa de ar quente provoca chuva na maioria das regiões do estado.

A instabilidade será maior ao longo desta quinta do Centro para o Norte do estado. Há risco de chuva localmente forte a intensa em alguns pontos, mas são ocorrências pontuais e localizadas. Não podem ser descartados alguns temporais localizados, apesar de o risco de tempo severo ser marginal.

Não cansamos de destacar que chuva nesta época do ano é por natureza irregular, o que significa que é muito mal distribuída. Embora o cenário de hoje não seja de chuva de verão em que chove em um canto e não chove noutro dentro de uma mesma cidade, ainda assim as precipitações tendem a ser irregulares com grande variabilidade de volumes e chuva que não chega a alcançar todas as cidades do estado.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

No Oeste e no Sul, inclusive, após um começo de dia com chuva em algumas localidades, a nebulosidade tende a diminuir e o sol aparecer com nuvens em diferentes pontos ao longo desta quinta-feira. Qualquer instabilidade posterior nestas regiões será bastante localizada.

A temperatura não sobe tanto quanto ontem, mas em muitas cidades do Rio Grande do Sul a sensação de abafamento deve permanecer, ao menos em parte do dia. Durante a chuva, o abafamento cede à medida que refresca. Quase todo o estado deve ter marcas abaixo de 30ºC, exceção de pontos mais a Oeste.

É sempre importante esclarecer que frente fria não significa frio. Pode acompanhar a chegada de frio no inverno, mas no verão, em regra, marca a transição de ar mais quente para menos quente. Uma frente é a faixa de descontinuidade entre duas massas de ar com instabilidade.