Metsul alerta para sequência de noites frias e geada
Ao menos até a metade da semana que vem todas as madrugadas terão chance de formação de geada O Sul do Brasil teve hoje a primeira de uma sequência longa de madrugadas de temperatura baixa com formação de geada.

Ao menos até a metade da semana que vem todas as madrugadas terão chance de formação de geada
O Sul do Brasil teve hoje a primeira de uma sequência longa de madrugadas de temperatura baixa com formação de geada. Os campos amanheceram cobertos de branco na região de São Joaquim em Santa Catarina, cena que vai se repetir muitas vezes nesta e na próxima semana à medida que o tempo vai estar aberto e com o perfil seco da atmosfera por muitos dias seguidos.
O frio foi favorecido pelo ingresso de uma massa de ar frio no Sul do Brasil ontem depois da passagem da uma frente fria no fim de semana com chuva temporais no Rio Grande do Sul. A incursão de ar frio não é de forte intensidade, especialmente já sendo maio, mas a atmosfera muito seca proporciona um maior resfriamento noturno.
A MetSul Meteorologia antecipa que esta foi recém a primeira de muitas noites seguidas de frio no Sul do Brasil. Ao menos até a metade da semana que vem todas as madrugadas terão chance de formação de geada no Sul do país, especialmente em locais de maior altitude.
Mínimas ainda mais baixas que as registradas hoje devem ser esperadas, uma vez que na segunda metade desta semana vai ingressar ar mais frio de trajetória oceânica que pode trazer mínimas de 8ºC a 9ºC em Porto Alegre, 5ºC a 7ºC em pontos da Grande Porto Alegre, ao redor e abaixo de 5ºC em muitas cidades do interior e negativas em baixadas da região de Soledade e dos Aparados.
Na semana que vem, mesmo com o enfraquecimento do ar frio e a chegada de ar mais quente, a atmosfera estará muito seca e isso ainda trará mínimas mais baixas e geada em baixadas de áreas serranas, embora as tardes fiquem mais quentes. Os dias, assim, terão enorme amplitude térmica semana que vem e com provável nevoeiro em diferentes locais por inversão térmica. Com o ar mais quente semana que vem e a atmosfera bastante seca, é possível antecipar por experiência que serão imensas as diferenças de mínimas entre estações em pontos altos e em baixadas dentro de uma mesma cidade na próxima semana. Por exemplo, estação sobre um morro em São José dos Ausentes, como a do Instituto Nacional de Meteorologia, pode marcar mínima de 10ºC e outra no mesmo município, em fundo de vale, marcar 0ºC.