MetSul alerta para o alto risco de temporais no Rio Grande do Sul neste sábado
Temporais com chuva forte e intensa devem ser de curta duração A MetSul Meteorologia alerta para o alto risco de temporais no Rio Grande do Sul neste sábado por conta do avanço de uma linha de instabilidade com nuvens de tempestades a partir do Uruguai e da Argentina.

Temporais com chuva forte e intensa devem ser de curta duração
A MetSul Meteorologia alerta para o alto risco de temporais no Rio Grande do Sul neste sábado por conta do avanço de uma linha de instabilidade com nuvens de tempestades a partir do Uruguai e da Argentina. Será o segundo dia seguido com forte instabilidade na maioria das regiões gaúchas. Nesta sexta-feira, o efeito maior foi chuva volumosa. Neste sábado, o risco maior é vento.
A instabilidade, que teve início na tarde de quinta-feira de forma isolada com chuva forte localizada no Noroeste do Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira se tornou generalizada com chuva na maior parte do estado que veio com volumes altos em muitas cidades. Os acumulados em vários pontos ficaram entre 50 mm e 100 mm.
A linha vai avançar pelo Rio Grande do Sul ao longo do sábado. Já deve atingir áreas da fronteira com o Uruguai de manhã e vai se deslocar na sequência pelo território gaúcho. A instabilidade, ao avançar pelo estado, trará alto risco de temporais com chuva forte de curta duração e vendavais.
O sistema deve afetar diversas regiões gaúchas com risco de tempestades. Podem ocorrer rajadas de vento de 60 km/h a 80 km/h em diversas cidades, mas alguns pontos podem ter vento de 80 km/h a 100 km/h. Isoladamente, podem se dar fenômenos severos de vento com rajadas superiores a 100 km/h.
Antes da chuva, o tempo vai estar quente e abafado.