Metsul alerta para ciclone, grande onda de frio e chance de neve nesta semana
.

Poderoso ciclone trará vento muito intenso enquanto ar polar avança pelo Brasil com possibilidade de neve e frio incomum no Centro do país
A semana que começa será uma das de tempo mais extremo em meses no Brasil, embora os muitos episódios já registrados neste ano no país como as inundações na Bahia, Minas Gerais, São Paulo e os dois desastres causados por chuva no Rio de Janeiro. Desta vez, haverá sucessão de eventos e de forma simultânea, afetando diversas regiões e uma extensa área do território nacional.
Serão dois grandes eventos meteorológicos atuando conjuntamente e interligados. Uma massa de ar frio de forte intensidade e um poderoso ciclone na costa do Sul do Brasil. O ciclone é que vai impulsionar o ar mais gelado pelo interior do continente, trazendo temperatura muito abaixo do normal em vários estados com frio atípico para maio no Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil enquanto no Sul o frio, embora intenso, não pode ser considerado histórico pelas referências de outros episódios de frio na histórica recente da região nesta época do ano. O ciclone, por sua vez, vai fugir muito ao que se costuma observar na região Sul pela sua trajetória, do mar para o continente, e pela sua intensidade, com um centro de baixa pressão muito mais profundo que o habitual atuando na costa da Região Sul. O Rio Grande do Sul vai ser o estado mais afetado com rajadas intensas e mesmo extremamente fortes em algumas áreas.
PODEROSO CICLONE
Um ciclone muito intenso e atípico que pode adquirir características subtropicais vai atingir o Sul do Brasil entre terça e quarta-feira.
O Sul e o Leste do Rio Grande do Sul serão as regiões mais castigadas pelo ciclone com vento, em média, de 80 km/h a 100 km/h, mas com rajadas em alguns pontos que podem atingir até 110 km/h a 120 km/h, especialmente no Litoral Sul e na área da Lagoa dos Patos e seu entorno. O Litoral Norte gaúcho também deve sofrer com vento perto ou acima de 100 km/h, sobretudo mais ao Sul da região entre Quintão e Tramandaí.
Entre as cidades que mais podem ser impactadas pelo vento muito intenso que vai soprar com rajadas por muitas horas seguidas estão as das regiões do Chuí, Pelotas, Rio Grande, Camaquã, Mostardas, Porto Alegre e Sul da área metropolitana (Vale do Sinos é menos impactado em ciclones), Leste da Serra e o Litoral Norte. É alta a probabilidade de danos e de alto impacto no serviço de energia elétrica com a esmagadora maioria dos pontos sem luz na área de concessão da CEEE Equatorial, onde, considerado a intensidade do vento projetada, centenas de milhares de pessoas podem ficar sem luz no pico da quarta-feira. O vento aumenta muito ao longo da terça no Sul do Estado gaúcho e entre a noite da terça e a manhã de quarta se espera o pior do vento no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre. Na sequência, o Sul e o Leste catarinense devem ter rajadas fortes a intensas, de 80 km/h a 100 km/h e localmente superiores, especialmente o Sul de Santa Catarina.
MUITO FRIO NO SUL DO BRASIL
Uma forte massa de ar frio ingressa neste começo de semana no Sul do Brasil e terá a sua maior intensidade entre terça e quarta. As mínimas não devem ser muito baixas devido às nuvens da circulação ciclônica, mas as máximas serão baixas com tardes muito frias principalmente na terça e na quarta. Alguns pontos das regiões serranas podem ficar 48h a 72h seguidas com marcas abaixo de 10ºC.
As menores mínimas devem ocorrer na sexta e no próximo fim de semana, quando a circulação de umidade de áreas de baixa pressão cessar e o tempo ficar mais aberto e com ar seco. Será quando o frio deve ser mais intenso no Sul do Brasil com marcas de até 5ºC ou menos na Grande Porto Alegre e de até 3ºC ou 4ºC nos Aparados da Serra ou 5ºC negativos ou menos no Planalto Sul Catarinense. Por isso, embora possa gear nesta segunda (mais no Oeste e no Sul gaúcho) e na terça (Paraná) em pontos do Sul do país, geada mais ampla é esperada no próximo fim de semana.
A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original https://metsul.com/semana-tera-perigoso-ciclone-grande-onda-de-frio-e-chance-de-neve/ .