Menos de 50% do público alvo foi imunizado contra a Influenza em São Marcos
Menor percentual de vacinados é de crianças A vacinação contra o vírus da influenza (gripe) teve adesão de apenas 47,9% do público-alvo em São Marcos até esta quarta-feira (18). A expectativa é de vacinar 8.543 pessoas, mas até agora apenas 3.

Menor percentual de vacinados é de crianças
A vacinação contra o vírus da influenza (gripe) teve adesão de apenas 47,9% do público-alvo em São Marcos até esta quarta-feira (18). A expectativa é de vacinar 8.543 pessoas, mas até agora apenas 3.362 desse público tomou a vacina no município.
A meta do governo para a imunização contra a gripe Influenza é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes, puérperas, idosos, indígenas e trabalhadores da saúde. Entre as crianças, o percentual de imunizados é de 26,8%.
A campanha prioriza os grupos com comorbidades com o objetivo de diminuir a sobrecarga nos sistemas de saúde e contribuir com a prevenção de possíveis novos surtos de doenças respiratórias causadas pelo vírus da Influenza. A vacinação diminui a carga do vírus e reduz os sintomas.
De acordo com dados divulgados pela secretaria de saúde de São Marcos, até esta terça-feira (17) haviam sido vacinados 51,6% dos idosos, 54,7% dos trabalhadores da saúde, 61,7% dos professores, 26,8% das crianças, 35,5% das gestantes e 29,8% das puérperas.
No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.
Este ano as crianças menores de 5 anos recebem também uma dose de imunizante contra o sarampo. A campanha acontece paralela a da Influenza.
A campanha segue até 03 de junho e as vacinas estão disponíveis em todos os postos de saúde do município.
