Meio Ambiente realiza primeira audiência pública do Plano Municipal de Saneamento Básico
Debate será hoje, dia 4, às 18h30, no auditório da prefeitura.

Debate será hoje, dia 4, às 18h30, no auditório da prefeitura. Ano passado iniciou a revisão do Plano de Saneamento e as audiências públicas devem contribuir para melhor diagnóstico
No mês de novembro de 2018, a prefeitura de São Marcos iniciou os trabalhos para a revisão do Plano Municipal de Saneamento, conforme determina a LEI Nº 2.527, de 3 de dezembro de 2013. A revisão tem por objetivo rever e estabelecer novas ações de saneamento básico no município.
Conforme o secretário municipal de meio ambiente, Fabiano Varela, o Plano de Saneamento Básico é uma ferramenta de planejamento dividida em quatros eixos: Abastecimento de água, Esgotamento Sanitário, Resíduos Sólidos e Drenagem Urbana, e deve fornecer aos gestores municipais, dados e informações adequadas para avaliar e decidir sobre a melhor forma de aplicação dos recursos orçamentários do município e na melhoria da prestação dos serviços de saneamento básico, além de permitir o município se credenciar junto a outras esferas administrativas na busca recursos para investimentos na área.
“A construção de um planejamento tangível, passa necessariamente pela participação cidadã. Neste sentido, a Prefeitura Municipal juntamente com a equipe técnica da Empresa Solange Indicatti Molon ME, a ProBio Assessoria Ambiental, que é responsável pela revisão, instituiu processos que garantem que as necessidades e anseios apontados pela população sejam considerados na elaboração desta importante ferramenta de gestão”, explica Fabiano Varela.
Segundo ele, nesta fase de desenvolvimento do trabalho, está sendo realizado o diagnóstico da atual situação das condições de saneamento do município, para em seguida apresentar prognósticos e alternativas para a universalização do saneamento básico em São Marcos.
O secretário informa que está disponível para a comunidade são-marquense um canal de interação, onde a população deve contribuir com sua sugestão para o aprimoramento de qualquer um dos quatro eixos da área de saneamento básico. O canal pode ser acessado através do Link http://www.saomarcos.rs.gov.br/servicos-online/canal-contribuicao/. As informações e o passo a passo de como contribuir estão disponíveis também nesse canal.
As audiências públicas também devem contribuir para o desenvolvimento dos trabalhos. Hoje, dia 4 de julho, às 18h30, no Auditório Municipal Joaquim Grison, na prefeitura, acontece a primeira audiência sobre o tema. O secretário reforça que é de suma importância a participação de toda a população com sugestões e informações, para que o poder público possa responder com qualidade às estas demandas.