Marcos Evangelista, o leão e os significados e símbolos
Padroeiro de São Marcos está sendo reverenciado desde quinta. Ponto alto será neste domingo e terça O leão dourado que guarda a entrada da Igreja Matriz de São Marcos está carregado de significados e simbologias cristãs.

Padroeiro de São Marcos está sendo reverenciado desde quinta. Ponto alto será neste domingo e terça
O leão dourado que guarda a entrada da Igreja Matriz de São Marcos está carregado de significados e simbologias cristãs.
O leão, por si só, anuncia que este território é guarnecido por Marcos Evangelista, um dos quatro profetas de Jesus (ou outros profetas são João, Mateus e Lucas).
Na imagem do leão, a inscrição em latim “PAX TIBI MARCE EVANGELISTA MEUS” resume a epopeia e o legado do Padroeiro de São Marcos. Atribuída a um anjo, a mensagem significa “Paz a você, Marcos Evangelista”.
Leões do deserto

Segundo os estudiosos, o padroeiro de São Marcos seria o autor do segundo livro do Novo Testamento. O Evangelho de Marcos narra a trajetória de Jesus, desde o batismo realizado por João Batista até a ascensão. Ponto forte dos escritos é o foco no Segredo Messiânico. Marcos destaca o segredo que Jesus guardava a respeito dos milagres que operava.
Acredita-se que Marcos tem a imagem colada ao leão como forma de associá-lo a João Batista, discípulo que perambulava pelo deserto anunciando aos berros a vinda do Messias:
“Convertei-vos!”
“Preparai os caminhos!”
A pregação de João Batista desertos afora foi associada ao urro dos leões que nos primórdios habitavam aqueles territórios.
Martírio e resgate

São Marcos é padroeiro de Veneza, no Vêneto, região italiana berço da maioria dos imigrantes que aportaram aqui na Serra. Por isso, crê-se, o santo é tão querido aqui na região. Veneza guarda os restos mortais de São Marcos, martirizado na Alexandria (Norte da África, Egito). Marcos teria sido atado vivo a um cavalo e arrastado até morrer.
Consta que os ossos de Marcos Evangelista foram resgatados da Alexandria na Idade Média mediante uma manobra: após apanhar os ossos, os marinheiros venezianos alegaram aos muçulmanos que carregavam carne de porco. Desse modo, puderam seguir viagem sem percalços, pois os muçulmanos sequer podiam tocar em carne suína.
As relíquias do santo estão guardadas num mausoléu da Basílica de São Marcos, em Veneza. É nesse templo que o icônico leão ostenta a inscrição “PAX TIBI MARCE EVANGELISTA MEUS”, anunciando que, no mausoléu, o evangelista teria paz, finalmente.
O evangelista
“São Marcos tem mais importância como evangelista do que como santo”, afirma padre João Coberllini, pároco de São Marcos há 2,2 anos, vindo de Bento Gonçalves.
Essa importância do evangelista como pregador e conversor pode ser comprovada pela quantidade de seguidores que atraiu. Aqui na Serra, além do município, São Marcos dá nome, pelo menos, a distritos de Farroupilha, Garibaldi e a uma localidade de Caxias do Sul.
Primórdios da festa

Não há registros oficiais sobre o começo da festa em honra ao Padroeiro de São Marcos, celebrada em 25 de abril, na próxima terça.
Segundo o professor Luiz Antônio Rizzon, estudioso da história da cidade e autor com padre Osmar João Possamai do livro “A História de São Marcos” (1987), há indícios de que a celebração tenha iniciado quando São Marcos ainda era um curato, estágio anterior à elevação à paróquia.
“Provavelmente a festa teve início em 1915, 1916. Mas, com certeza, começou em 1924, quando o curato virou paróquia por ordens do Vaticano”, afirma Rizzon.
Na Igreja Matriz, o leão está no pátio, de guarda, observando a Praça Dante Marcucci. A imagem de São Marcos ocupa ponto de destaque no altar principal do templo. O altar é composto por três figuras católicas fundamentais: Jesus Cristo ao centro, Nossa Senhora das Graças à direita de Cristo e Marcos Evangelista à esquerda de Jesus.
Programação religiosa da Festa do Padroeiro

A programação religiosa teve início na quinta e prossegue até terça-feira, Dia do Pdroeiro. Já houve duas noites de Tríduo na Igreja Matriz (quinta e sexta). O terceiro Tríduo será neste sábado.
“O Tríduo, em três dias, se resume numa só festa. Tríduo é uma missa, e a oração maior da Igreja é uma missa”, define padre João Coberllini.
Confira abaixo as atividades religiosas programadas até terça.
Sábado
- 19h30min – Terceira noite de Tríduo
- Noite Gaúcha com Louvação do Divino de Criúva
- Noveneiros: entidades tradicionalistas
- Liturgia: Missa Crioula
- Padre: Mário Pereira dos Santos
Domingo
- 10h30min – Missa festiva seguida de almoço
- Padre João Coberllini
Terça
- 18h – Missa do Padroeiro
- Padre João Coberllini
Oração de São Marcos
Ó Deus Nosso Pai,
Na Festa do Padroeiro de São Marcos,
Concedei que aproveitemos de Seus ensinamentos
E que estejamos a serviço da vida e da esperança
São Marcos, rogai por nós!
Ingressos para o almoço
Caso ainda tenha ingresso para este domingo, segundo a secretaria da paróquia, a venda será no Salão Paroquial. Neste sábado as equipes estarão no salão e podem atender os interessados.
Cardápio
Tortéi, massa carbonara, galeto e carne de porco assada, maionese, saladas, pão e vinho.
Após, café com bolachas.
- Adulto – R$ 60,00
- Criança (7 a 12 anos) – R$ 30,00
- Criança (0 a 6 anos) – Cortesia
Rústica do Padroeiro também movimenta cidade

O domingo promete ser movimentado. Ainda antes da missa das 10h30min e do almoço no Salão Paroquial, ocorre a Rústica do Padroeiro. Há 142 corredoras e corredores inscritos, de 10 cidades – um recorde. No ano passado 60 atletas correram a rústica.
A largada será na Praça Dante Marcucci, às 9h30min. A categoria infantil terá largada às 9h. Crianças podem se inscrever gratuitamente na hora da prova. Não há mais vagas para adultos.
O percurso da rústica mede 5 quilômetros. Os cinco primeiros colocados em cada categoria receberão troféus e medalhas.
Além de São Marcos, haverá corredores de Campo Bom, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Farroupilha, Guaíba, Montenegro, Vacaria e Veranópolis.
A prova é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo e organizada pela empresa Wommer Running.