Mapa da Dengue mostra 14 focos e Febre Amarela também preocupa
São Marcos intensifica ações no combate ao Aedes. Reunião entre secretarias e empresa de coleta definiu cronograma de limpeza. “A população aderiu à campanha e está limpando seus terrenos e denunciando também”.

São Marcos intensifica ações no combate ao Aedes. Reunião entre secretarias e empresa de coleta definiu cronograma de limpeza. “A população aderiu à campanha e está limpando seus terrenos e denunciando também”. 4 novos agentes de endemias começam a atuar
Reunião entre as secretarias de Saúde, de Serviços Públicos e de Meio Ambiente com a empresa Eco Verde nesta quarta-feira (3), definiu cronograma a ser seguido a partir do próximo dia 15 de abril em São Marcos.
Desde fevereiro, quando o município passou a ser considerada infestada pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre amarela, Febre chikungunya e Zika, a população está em alerta. A Secretaria Municipal da Saúde lançou campanha e vem monitorando os focos do mosquito, realizando visitas e conforme a Coordenadora da Vigilância Ambiental em São Marcos, Daiane Alves, a população se conscientizou e está respondendo às iniciativas.
“Nossa campanha tem impactado na população que vem respondendo limpando seus terrenos, retirando entulhos e denunciando. A prefeitura não dá conta de atender tantos pedidos para retirar entulhos em diversos bairros ao mesmo tempo” revelou Daiane.
“Não pensamos que iria dar tão certo”

A coordenadora explica que a partir de 15 de abril, serão realizadas ações conjuntas de trabalho, uma semana em cada bairro. “Os agentes de endemias e agentes comunitárias farão as visitas domiciliares orientando as pessoas quanto aos cuidados e os malefícios de terrenos e quintais sujos, com água parada e entulhos, não só a dengue, mas ratos baratas e escorpiões” explica.
“Na mesma semana o pessoal dos serviços públicos inicia a roçada naquele bairro, e na quinta-feira o caminhão da prefeitura recolhe os entulhos e os pneus. A eco verde recolherá todo o reciclável, por isso pedimos para que separem os entulhos” solicita Daiane.
Um fiscal do meio ambiente irá acompanhar um dia para tomar nota dos terrenos baldios e notificar os proprietários.
Até o momento foram confirmados 14 focos de Aedes em São Marcos
A profissional destaca que as escolas e a mídia local têm sido grandes aliadas na propagação das ações sobre a campanha.
“Ontem estivemos numa reunião com a regional de saúde em Caxias, o Estado está muito preocupado com a situação dos municípios tendo em vista os dados das doenças no Brasil e período de maior incidência das doenças vai até final de maio” explica.
Mosquito também transmite a Febre Amarela
Ela alerta principalmente para a conscientização da população quanto a vacinação e também com a proteção dos bugios, “afinal eles são nossos indicadores, somente por eles é que saberemos se o vírus está circulando aqui também”, finalizou a coordenadora.