Justiça Eleitoral gaúcha retoma a coleta biométrica no estado
Até o fim do mês de julho, 82,64% dos eleitores do estado fizeram a coleta biométrica. A coleta biométrica havia sido interrompida em 2020, como uma das medidas sanitárias adotadas pela Justiça Eleitoral para conter a disseminação de COVID-19, porém, desde dezembro de 2022, ela foi retomada em todo o país.

Até o fim do mês de julho, 82,64% dos eleitores do estado fizeram a coleta biométrica.
A coleta biométrica havia sido interrompida em 2020, como uma das medidas sanitárias adotadas pela Justiça Eleitoral para conter a disseminação de COVID-19, porém, desde dezembro de 2022, ela foi retomada em todo o país. No Rio Grande do Sul, o atendimento pode ser iniciado diretamente no Cartório Eleitoral, Central ou Posto de Atendimento ou por meio da plataforma virtual do TRE-RS, o JE Digital. Até o fim do mês de julho, 82,64% dos eleitores do estado fizeram a coleta biométrica.
O desembargador, Voltaire de Lima Moraes, assegurou que a biometria é um mecanismo que, ao longo dos anos, tem sido aperfeiçoado, para proporcionar às eleitoras e aos eleitores mais segurança e agilidade no momento da votação.
Vale destacar que, na hipótese de requerimento digital, será necessário o comparecimento em qualquer unidade cartorária do RS para a coleta de fotografia, assinatura e digitais, exceto nos casos em que a biometria já tenha sido coletada anteriormente.
Para o conforto das cidadãs e dos cidadãos, é possível agendar dia e horário para o atendimento presencial, por meio da plataforma JE Digital ou do número de telefone 148, bem como pelo WhatsApp do TRE-RS (51 2312-2015).
A meta do Tribunal Superior eleitoral (TSE) é alcançar, nas Eleições Gerais de 2026, a quase totalidade das eleitoras e dos eleitores com cadastro das impressões digitais, assinatura e fotografia na Justiça Eleitoral.