/apidata/imgcache/69.png
/apidata/imgcache/49.png
/apidata/imgcache/16.png

IPVA 2025: descontos de até 24,8% e prazo para parcelamento terminam nesta sexta-feira (31/1)

Para poder pagar o tributo de forma escalonada é necessário realizar o pagamento da primeira parcela até 31 de janeiro Os proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 2006 que ainda não realizaram o pagamento do IPVA 2025 têm até esta sexta-feira (31/1) para aproveitar os descontos de até 24,8%.

Atualizado em 27/01/2025 às 09:01, por Equipe SMO.

IPVA 2025: descontos de até 24,8% e prazo para parcelamento terminam nesta sexta-feira (31/1)

Para poder pagar o tributo de forma escalonada é necessário realizar o pagamento da primeira parcela até 31 de janeiro

Os proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 2006 que ainda não realizaram o pagamento do IPVA 2025 têm até esta sexta-feira (31/1) para aproveitar os descontos de até 24,8%. O desconto máximo pode ser alcançado por quem optar pelo pagamento em cota única até o fim do mês e estiver cadastrado nos programas de Bom Motorista e Bom Cidadão, que oferecem reduções acumulativas no valor do tributo.

Descontos disponíveis

O pagamento em parcela única até 31 de janeiro concede um desconto de 6% pela antecipação. Além disso, motoristas sem infrações no trânsito entre 1º de novembro de 2021 e 31 de outubro de 2024 têm direito a 15% de redução, enquanto condutores sem multas há dois ou um ano recebem descontos de 10% e 5%, respectivamente, no programa Bom Motorista.

Já o programa Bom Cidadão, voltado a participantes da Nota Fiscal Gaúcha (NFG), oferece descontos de até 5% para contribuintes que acumularam mais de 150 notas fiscais com CPF. Quem acumulou entre 100 e 149 notas recebe 3%, e os que somaram entre 51 e 99 têm redução de 1%.

Parcelamento em até seis vezes

O prazo de sexta-feira também marca a data limite para motoristas que desejam parcelar o pagamento do IPVA em até seis vezes. Para aderir a essa modalidade, é necessário quitar a primeira parcela ainda em janeiro. A cada parcela paga até março, o contribuinte terá descontos progressivos: 6% na parcela de janeiro, 3% na de fevereiro e 1% na de março.

Essa modalidade, implementada em 2022, permite que o pagamento do imposto seja escalonado de janeiro a junho, dando maior flexibilidade ao planejamento financeiro dos proprietários.

Como pagar e onde consultar?

O pagamento do IPVA pode ser efetuado por Pix em mais de 760 instituições financeiras credenciadas ou diretamente em bancos como Banrisul, Bradesco (somente para correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente para correntistas) e nas lotéricas da Caixa Econômica Federal.

Os contribuintes podem consultar o valor do tributo e gerar o QR Code de pagamento por meio do aplicativo IPVA RS, disponível na App Store e na Google Play, ou no site oficial do IPVA RS. É importante lembrar que, para acessar os serviços online, é necessário realizar login com a conta gov.br, com nível de autenticação prata ou ouro.

/apidata/imgcache/88.png

Atenção a golpes e prazos

O governo do Estado reforça a necessidade de atenção aos detalhes de pagamento para evitar golpes. Antes de efetuar o pagamento, os motoristas devem verificar o destinatário do Pix, que deve estar registrado como “Ipva Sefaz/RS”, com o CNPJ 87.958.674/0001-81 e instituição “Banco do Estado do RS S.A.”.

Além disso, o pagamento do IPVA 2025 pode ser realizado junto com a taxa de licenciamento e eventuais multas de trânsito. O não pagamento do tributo no prazo pode gerar multas e outras penalidades para os proprietários.

IPVA em números

O Estado possui uma frota de 7.785.393 veículos, sendo que 52,5% são tributáveis e 47,5% estão isentos do imposto por lei.

Mais informações podem ser consultadas no site da Receita Estadual.